“Bridalplasty”, ainda sem previsão de estreia, dará cirurgias plásticas e uma festa dos sonhos para a vencedora

Reality show norte-americano levará a vaidade das noivas às últimas consequências
Getty Images
Reality show norte-americano levará a vaidade das noivas às últimas consequências
Há reality shows que se valem da transformação estética, como “The Swan” e “Extreme Makeover”, e há aqueles que mostram a preparação para a festa de casamento, como “Operação Casamento” e “Noivas Neuróticas”. O canal norte-americano E! Entertainment resolveu misturar os gêneros e criar “Bridalplasty”.

Ainda sem previsão de estreia nos Estados Unidos, o programa terá noivas que irão competir pela festa de casamento dos seus sonhos. Cada capítulo terá um desafio relacionado ao casamento – como quem consegue escrever os votos mais criativos, ou quem é a noiva que consegue planejar melhor a viagem de lua de mel. A perdedora irá para casa e a vencedora ganhará uma cirurgia plástica, que será feita imediatamente.

A ideia é que a noiva vencedora chegue ao final do programa com uma “aparência perfeita” – e, como prêmio, ganhe uma festa que combine com ela. Além de acompanhar a recuperação das mulheres, o programa registrará a surpresa da família – e do noivo – que poderá ver a noiva vencedora somente no dia da festa.

A busca pela perfeição

Revistas norte-americanas especializadas em televisão não pouparam o reality das críticas. Para a revista The Hollywood Reporter, “até agora é uma das ideias mais chocantes de reality show na TV”. As críticas da Entretainment Weekly foram mais fundo: “cada geração tem o programa com os desesperos emocionais que merece”.

Por mais críticas que possa receber, o programa deixa claro uma ideia que já existe há muito tempo na cabeça de algumas noivas: a de atingir a perfeição máxima na festa de casamento. A psicóloga Beatriz Vieira do Amaral, que atende algumas noivas e recém-casadas, diz que, para algumas mulheres, a confusão de sentimentos é muito grande na época do casamento. “A noiva quer atingir as expectativas da sua família, do noivo, da família do noivo”, diz Beatriz.

De acordo com a psicóloga, muitas mulheres se preocupam duplamente com a aparência durante a cerimônia. Além de uma vaidade natural, elas sabem que serão o centro das atenções durante a festa. A festa, aliás, muitas vezes é o reflexo do tipo de relacionamento que as mulheres sonham ter – por isso elas se empenham tanto em ficar perfeitas. “Isso acontece ainda mais na sociedade norte-americana, em que a mulher precisa ser perfeita no resto da vida de casada”, fala a psicóloga.

Cirurgias e festonas à parte, a psicóloga avisa que é bom as noivas não esquecerem que não é a festa, e sim a relação do casal, o que faz um casamento. “Depois do casamento a rotina aparece e é através dela que o casamento existe”, completa Beatriz.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.