Criar um ambiente agradável e bonito para receber os convidados é o desafio de toda noiva.

Um cenário de encher os olhos e que ao mesmo tempo deixe todos os convidados a vontade. Esse é  o desejo de toda noiva ao idealizar a decoração ideal para o grande dia. Nada pode faltar, nem dar errado.

E qual seria o segredo do sucesso da decoração? Para Viki Albuquerque, proprietária de uma empresa que leva seu nome, a noiva deve levar em conta dois aspectos: a qualidade das flores, que devem estar sempre frescas, e saber dimensionar o espaço para criar um ambiente bacana e aconchegante.

Denise Viana de Oliveira, da empresa "A Montanhesa Design Floral", acredita que levar em conta a personalidade dos noivos, deixando o ambiente com a marca deles é fundamental. Mas o mais importante são os estilos arquitetônicos do local que será decorado. Arranjos mais tradicionais para salões onde os detalhes remetem a esta idéia, e no caso dos salões com detalhes rústicos, uma decoração mais rústica também, destaca.

Cores

Que branco é cor de casamento ninguém discute, mas nem por isso as outras devem ser descartadas, até porque o segredo é combiná-las, evitando um ar monocromático. Por exemplo, tudo claro ou escuro demais.

Denise Viana de Oliveira aconselha a levar em conta o horário da recepção ou cerimônia. Tons mais pastéis ou suaves são indicados para o período da manhã e tons mais fortes para o final da tarde e noite.

Segundo Denise, a combinação adequada do estilo dos arranjos e das cores pode valorizar ainda mais o ambiente. Por isso, atenção nos detalhes. Cada espaço pede um cuidado, portanto, avalie o local antes de escolher a cor. O branco normalmente é a cor ideal para decorações em igrejas católicas, porque estas possuem muitos detalhes como vitrais e várias pinturas que num contexto geral por si só chamam muito a atenção. Colorir com flores, por exemplo, só aumenta a quantidade de informação visual deixando muitas vezes o ambiente muito carregado, explica Denise.

Mas se você gosta de cores não se intimide. A noiva pode abusar das cores nos arranjos florais da festa, recomenda. Normalmente levamos em conta o contraste: se a noiva deseja um tom alegre como o vermelho, utilizamos outros detalhes como sobretoalhas e toalhas nos tons marfim e branco. Já os arranjos florais com flores brancas caem muito bem com toalhas e detalhes em verde maçã, exemplifica.

Flores

Se você está em dúvida entre as flores naturais e as artificiais, fique sempre com as primeiras. E não economize na quantidade. Na decoração não pode faltar flor, muita flor, recomenda Viki Albuquerque. Apesar de já termos visto algumas decorações interessantes feitas com flores artificiais, ainda preferimos decorações com flores naturais, concorda Denise.

Combinações

O grande segredo é combinar tudo, pensando na decoração como uma orquestra. Tudo tem que estar bem harmônico, desde os móveis escolhidos, como as flores e os acervos, resume Denise. Detalhes, nesse caso, são o toque único e especial quem imprimi a sua marca na decoração. Para Viki Albuquerque, por exemplo, um porta-guardanapo em todas as mesas faz toda a diferença.

O que é dispensável

Os excessos em decorações como guirlandas em corrimãos de escadarias e arcos de entrada são totalmente dispensáveis, orienta Denise. Nas decorações de mesas de doces e bolo temos visto folhagens de ficus e pétalas de rosas misturadas. No final a confusão visual é grande, e a beleza dos doces e flores se perde no meio de tanta informação, conclui.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.