Listamos todas as preocupações que você precisa ter na hora de organizar, da lista de presentes à festa

A data do casamento está marcada. Faltam apenas alguns meses para que noivo e noiva tornem-se marido e mulher. Mas ainda falta uma das mais tradicionais festas que antecedem o casório: o chá de cozinha. Equivalente à despedida de solteiro dos meninos, e normalmente organizado pelas madrinhas ou amigas e parentes próximas da noiva, esse evento tem algumas regrinhas de etiqueta a serem seguidas.

Segundo a produtora de festas Daniela Avesani, a organizadora deve fazer uma lista com os seguintes cuidados a serem tomados: Encontrar um local para realizar o chá de cozinha, preparar a lista de convidados, definir o tema da festa e o que será servido (comida e bebida), saber o que a noiva precisa e quais são suas lojas favoritas, bolar as brincadeiras que serão feitas durante a festa, além da lembrancinha do chá.

Quem organiza?

Daniela explica que geralmente quem oferece o chá de cozinha são as madrinhas, amigas muito próximas, cunhadas, mãe e ou irmãs. Dá para organizar tudo sozinha, mas a noiva já vai estar muito nervosa com os preparativos do casamento, portanto, não vale a pena se estressar com mais um evento, e vale muito a pena ter várias amigas para ajudar, assim, cada uma fica com uma função e tudo sai bacana, diz.

Hoje em dia existem empresas que organizam todo o evento. Com o dia a dia cada vez mais agitado das pessoas, as empresas especializadas fazem a lista junto com a noiva, convidam, organizam, assessoram, bolam as brincadeiras e deixam tudo lindo para a despedida de solteira, incluindo até artistas que fazem performances e animam a festa.

Quando?

Geralmente o chá de cozinha é de 45 a 30 dias antes da data do casório.

Onde?

O lugar deve ser aconchegante, onde a noiva e convidadas se sintam bem confortáveis e à vontade, que pode ser a casa da anfitriã ou de parentes e amigos. O importante é que todas se divirtam, porque esse é o objetivo, diz Daniela. Se a opção for por algum restaurante, se for combinado previamente com todas as amigas, cada um pode pagar o seu. O que também é muito comum é a noiva passar um final de semana fora com as amigas, mesmo porque será o ultimo fim de semana da noiva solteira.

Convidadas

Devem ser convidadas as amigas mais íntimas da noiva, mas, segundo Daniela, nunca se deve convidar alguém que não foi convidada para o casamento. Vale lembrar que o chá de cozinha é só para as mulheres.

Convite

Depois da lista feita e decidida, está na hora de fazer o convite. Daniela explica que ele deve ter a cara da noiva: divertido, moderno, clássico, animado, engraçadinho, etc.

Lista de presentes

A lista de presentes deve ser feita em pelo menos duas lojas diferentes com que a noiva se identifique. Não adianta fazer a lista em uma loja que não tem a cara da noiva, porque ela não vai gostar de nada que vier de lá.

Hoje em dia cada casal tem seu estilo, então, antes de qualquer coisa, temos que ver do que o casal gosta. Que tipo de material, qual marca, cores e tudo mais, que fica a cargo da organizadora do evento, explica Daniela.

Os itens mais importantes para a lista são assadeiras, panos de louça, talheres em geral, bandejas, garrafas térmicas, potes plásticos para geladeira e freezer, escorredor de pratos, etc. Enfim, basta pensar nos itens menores da cozinha que são indispensáveis ou que podem ser muito úteis.

A festa

O importante é deixar bastante espaço para as brincadeiras e fazer uma decoração simples, mas chique, e com a cara da noiva, sempre, garante Daniela.

Comes e bebes

A anfitriã pode oferecer comida e bebida ou sugerir que cada convidada leve um prato de doce ou salgado e ela fica encarregada de providenciar as bebidas.

Brincadeiras

Uma idéia é fazer um vídeo com o noivo perguntando detalhes sobre o namoro deles, como se conheceram, quais suas preferências, manias, casos engraçados, etc. Durante a festa, coloca-se o filme e as amigas perguntam para a noiva sobre o que ele falou. Então, pausa-se o vídeo para ela responder. Exemplo: Qual a comida que ela mais gosta? Quando ele for responder, interrompe-se o filme e a noiva deve responder.

Depois o filme é colocado novamente para rodar e ela confere a resposta do noivo. Se ela acertar, está liberada. Se errar, faz alguma performance. As participantes também podem ser selecionadas e participarem do castigo com a noiva. Vale também escrever na noiva com batom.

Outra brincadeira bacana é bem simples. Dê lápis e papel para as participantes. Elas escrevem detalhes sobre sua personalidade, dobram e devolvem o papel. A noiva escolhe, lê e tem que adivinhar qual é a pessoa com aquelas características. Se acertar, a convidada terá que pagar o castigo, se a noiva errar, ela fará a tarefa.

Para a convidada não errar...

Daniela diz que o importante é levar sempre um presente para a casa da noiva, e sempre coisas simples. Não tente aparecer mais que a outra, afinal, o objetivo não é esse, diz. Feito isso, está tudo pronto para a diversão.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.