Dicas de especialistas para bolar a decorac?o do seu casamento

O mais importante na decoração de um casamento é definir um tom, um estilo que unifique todas as decisões, diz Alba Noschese, assessora de eventos e autora de Casamento Prêt-à-porter. A única gafe que se pode cometer é tentar juntar várias idéias incoerentes entre si no mesmo evento.

Ela explica, se o casal decidir casar na praia, todas as outras decisões vão ter que ser tomadas com esse clima em mente: a noiva entra com um vestido mais descontraído e havaianas, tênis, ou mesmo descalça na areia, os drinques são servidos na areia, a iluminação fica por conta de tochas, uma fogueira, ou mesmo o pôr-do-sol.

Para harmonizar a decoração com o clima da festa, ela tem uma regra básica: Quanto mais luz natural houver, menos imponente e brilhante deve ser a decoração. Gabriela Affonso Ferreira, sócia da empresa de decoração de eventos Bossa Nova, concorda: Só não fica bem usar uma decoração pesada, como rosas vermelhas, ao ar livre.

Para a hora do almoço, ela recomenda cores alegres e vivas e flores do campo, delicadas, como as margaridas. A noite permite mais pompa, rosas vermelhas, orquídeas, castiçais altos, glamour. Nas celebrações de visual mais moderno, estão na moda as misturas de tecidos e as estampas, que podem ser feitas especialmente para a ocasião.

A decoração, portanto, não é um projeto independente, mas sim parte inseparável do conjunto do casamento, e a escolha do lugar começa a definir a cara da festa. O lugar escolhido também determina o tipo de serviços de decoração que o casal vai precisar contratar. Gabriela explica que quem prefere comemorar em um local já montado e estruturado só precisa de um florista para fazer os arranjos e, se quiser, adaptar um pouco a decoração do lugar.

Já os casais que alugam um espaço que não venha pronto precisam de uma empresa que se encarregue de todo o projeto e terceirize serviços como floristas e aluguel de móveis: É como se fosse o projeto de uma casa, é preciso decidir a posição do bufê, facilitar a circulação dos garçons, definir a posição da pista e do bar para que a festa seja o mais animada possível, uma infinidade de coisas.

Respeitando as proporções e características do lugar escolhido, é uma oportunidade de compor todo o ambiente - clássico, rústico, moderno ou minimalista ? conforme o estilo dos noivos. As duas assessoras ressaltam também a importância de um elemento muitas vezes esquecido: a iluminação.

Para Alba, ela pode ajudar ou prejudicar a decoração: Mesmo um arranjo lindo, sem uma iluminação que o valorize, pode morrer. Ela também serve para pontuar os diferentes momentos da festa: A iluminação não fica igual a noite inteira, o ambiente precisa estar mais claro na hora do jantar, depois escurecer na hora de dançar, completa Gabriela.

Já que as flores são indispensáveis em qualquer casamento, seja ele tradicional ou moderno, ficam as dicas das especialistas: na primavera, a oferta é maior, e portanto os preços são mais baixos e há mais variedade: dá para brincar mais, diz Gabriela. A época de tulipas, por outro lado, é no inverno, e quem gosta de flores tropicais como as orquídeas encontrará mais opções no fim do ano. Hoje em dia, a estação do ano não impede ninguém de encontrar suas flores favoritas, mas comprar fora de época inevitavelmente sai mais caro.


Alba Noschese: www.albanoschese.com.br  - (11) 3032 6974
Bossa Nova:
www.bndecoracao.com.br  - (11) 3081 9033


Leia mais sobre: decoração

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.