Conheça a fundo o que colabora para que suas madeixas tenham a limpeza e hidratação que merecem

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=delas%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1237508738752&_c_=MiGComponente_C

São tantos os produtos que o mercado oferece aos nossos cabelos que, na hora de escolher, muitas vezes nos sentimos mais confusas do que aliviadas. No entanto, já que para cada cabeça, há uma sentença, é melhor se direcionar pelo tipo de cabelo que possui e conhecer os componentes do xampu ou condicionador que pretende utilizar. Assim, fazer a opção correta será bem mais fácil.

Os cabelos e suas variáveis merecem respectivamente um tratamento específico para a manutenção da proteínas dos fios, que colabora para que eles cresçam naturalmente. Segundo o especialista em desenvolvimento de produtos capilares da Biotec Dermocosméticos, Everton de Freitas, se um produto direcionado para um cabelo oleoso for utilizado em uma pessoa com cabelo seco, os fios podem ser danificados, portanto, é importante estar atenta.

Para entender melhor as razões para o seu cabelo ter produtos característicos a ele no mercado, é preciso conhecer sua estrutura, que se fundamenta em dois tipos de cargas: negativa e positiva. Respectivamente, xampu e condicionador se funcionalizam da mesma maneira. O primeiro possui carga negativa ¿ aniônica ¿, e se mantém com a principal função de limpeza. O segundo, carga positiva ¿ catiônica -, e desembaraça, fecha a cutícula dos fios e neutraliza as cargas do cabelo por meio da reposição da camada lipídica, retirada pelo xampu. É importante utilizar os dois produtos para equilibrar as cargas, mas sempre primeiro o xampu e depois o condicionador, nunca os dois juntos, conta Freitas.

Se você ainda não sabe perfeitamente a que grupo o seu cabelo pertence, é fácil de descobrir. Veja abaixo as principais características de cada um deles, que se diferenciam em diversos aspectos.

Cabelos normais: possuem vida e força, o que proporciona um brilho saudável e o distancia das pontas quebradiças.

Cabelos secos: também são vivos e fortes, mas difíceis de controlar. É o tipo de cabelo mais comum e, por ser ressecado, possui cores opacas e pontas quebradiças, além de ser o culpado pelo surgimento de caspa, em alguns casos.

Cabelos mistos: são, ao mesmo tempo, secos e oleosos. Pode parecer estranho, mas pontas secas e couro cabeludo oleoso é o caso de muita gente.

Cabelos oleosos: O cabelo pode ser forte ou fraco, mas possui uma aparência pegajosa e gordurosa. Esta condição muitas vezes se estende até o couro cabeludo e pode causar excesso de coceira e caspa.

Em vista disso, é importante ressaltar que os distintos tipos também possuem algo em comum: as proteínas, que evitam a desidratação. Disponíveis no mercado cosmético na forma de um complexo conhecido por Bioex Cereais®, elas podem ser extraídas de fontes vegetais como trigo, arroz, seda e soja. Pertencente ao grupo de complexos biológicos que costumam atuar na composição de produtos como xampu e condicionador, procura proporcionar força, resgatar a flexibilidade dos fios e mantê-los saudáveis. Segundo Freitas, assim como uma série de ativos e bioativos encontrados em xampus e condicionadores que podem ser utilizados em qualquer tipo de cabelo. Conheça-os abaixo:

- Lipex Shea Betaine: facilita na hora de pentear os fios, além de dar brilho e textura. Ainda, reduz o frizz e restaura a flexibilidade natural, que promove um cabelo macio e hidratado.
Indicado para: xampus.

- Akogel: oferece brilho e maciez aos cabelos fragilizados e extremamente ressecados. Além disso, é 100% vegetal.
Indicado para: formulações de emulsões, loções, condicionadores e máscaras capilares.

- Lipex SheaW: agente emoliente que atua como doador de viscosidade e colabora para deixar os cabelos mais sedosos.
Indicado para: cremes, emulsões, máscaras e condicionadores capilares.

- Silkion AAS: de origem natural, é rico em aminoácidos responsáveis pelo brilho da seda.
Indicado para: qualquer produto capilar.

- Manteigas em geral (manga, karité, cacau e oliva): hidratante e agente condicionante que, se combinado com o Lipex Shea, confere ação emoliente e contribui para um efeito sensorial dos cabelos.
Indicado para: cremes, emulsões, máscaras e condicionadores capilares, xampus e sabonetes. 

- Tocoferóis: Compostos vegetais presentes em alta concentração no óleo de canola fracionado e enriquecido. Atuam contra a aparência opaca e desvitalizada do cabelo e mantêm a coloração dos fios por buscarem a proteção antioxidante dos pigmentos naturais. São também conhecidos por Akorex L®.
Indicado para: qualquer produto capilar.

- Amisol ® TRIO: 100% biodegradável e natural, este composto proporciona uma série de benefícios como redução dos danos na fibra capilar, restauração da elasticidade dos fios, reposição de lipo-nutrientes, e anti-frizz.
Indicado para: cremes, emulsões, máscaras e condicionadores capilares.

-Bio Restore: exclusivo ativo a base de carbocisteína e rico em aminoácidos que têm como principal função prevenir futuros danos causados por processos químicos. Por se tratar de um concentrado reparador, o complexo possui uma bioafinidade com os fios e reforça sua estrutura interna, promovendo a restauração da fibra.

Com este conhecimento, você pode também ir a uma farmácia de manipulação e ordenar pelo ativo que mais lhe convém. No entanto, ao pertencerem à fórmula de alguns produtos, podem ser encontrados em xampus e condicionadores que já estão no mercado. Fique de olho na fórmula dos seus produtos!

Leia mais sobre: cabelos

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.