Um olhar especialíssimo para quem tem cabelos crespos e ondulados

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=delas%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1237508708155&_c_=MiGComponente_C

Quem diria que, nessa época de cabelos escorridos, pranchados e alisados, alguém que tivesse um olhar dedicado aos caracóis e às ondas pudesse ganhar tanto espaço. Pois é, ganhou. E muito mais do que ela mesma esperava. Estamos falando de Heloisa Assis, a Zica , que é sócia da ideia inovadora e que teve tanto sucesso: os salões Beleza Natural . E essa ideia está completando 16 anos de idade, com nove salões no Rio de Janeiro e um no Espírito Santo, e atende 70 mil clientes.


O sucesso da ideia pode ser facilmente comprovado pelas filas que se formam na frente dos salões, e alcançam a calçada. É uma verdadeira disneylândia da beleza : o tempo médio de espera é de uma hora (sim!). Zica, porém, diz que ninguém nunca reclamou de esperar, muito pelo contrário: as clientes sempre voltam. Aliás, a inspiração veio de uma rede de fast-food , já que o irmão de Zica, Rogério Assis, foi funcionário do MacDonald´s e percebeu que podia implantar os padrões de atendimento e logística do restaurante à rotina de um instituto de beleza.

O conceito do Beleza Natural é oferecer soluções para cabelos crespos e ondulados, respeitando sua forma . Um exemplo de tratamento é o chamado Super-Relaxante, que tira o volume dos fios sem alisá-los.

Quem tem cabelo crespo ou ondulado sabe como é complicado achar um profissional que seja especialista nesse tipo de cabelo. Muitas vezes o cabeleireiro acaba fazendo o corte como se o cabelo fosse liso, e finalizam com escova ou a famigerada chapinha. Depois que a cliente lava o cabelo em casa, a surpresa ¿ e a decepção. É Zica quem fala: Sabíamos da necessidade de quem tem cabelos crespos e ondulados, que nunca gostou de ter de olhar para cabelos lisos ou alisados para se inspirar. O estudo realizado por nossas cabeleireiras acaba com o mito de que não se pode, por exemplo, cortar cabelo crespo em camadas . Ninguém precisa mais ficar com medo de cortar os fios crespos e depois ficar com o cabelo armado.

O Beleza Natural acaba de lançar um book com 30 cortes totalmente feitos para quem tem cabelos cacheados . O catálogo tem cortes curtíssimos, curtos, médios, longos e extralongos, e todos ficam ótimos sem precisar pranchar. As modelos do book são todas clientes ou colaboradoras da rede.

Há anos frequentamos feiras internacionais e nunca encontramos uma coleção de cortes voltada para os cabelos cacheados. Mesmo no mercado brasileiro, todas as referências de cortes vinham dos cabelos lisos ou dos penteados americanos e europeus, inadequados para a realidade da brasileira, com sua feminilidade e seus cachos. O book incentivará quem tem cabelo cacheado e deseja um corte moderno e que valorize seu tipo de fio. Inicialmente contemplamos 30 cortes, porém pretendemos lançar outras coleções com cortes infantis e masculinos, diz a gerente de marketing promocional, Patrícia Cotton.

As mais de 50 cabeleireiras (a maioria ex-clientes, outro diferencial) da rede foram treinadas durante cinco meses, e agora estão capacitadas a fazer todos os cortes apresentados no catálogo. Colaboradores, mais de 1000. Do ano passado pra esse, a rede cresceu 31% . Ou seja, é um sucesso absoluto, que pode ser interpretado de forma mais radical, como uma reação à ditadura do cabelo lisíssimo , ou de uma forma, digamos... Natural: o sucesso deveria ser esperado, já que 70% das mulheres brasileiras possuem cabelos crespos, em diferentes níveis.

Zica passou 10 anos pesquisando uma fórmula ideal para o relaxamento dos cabelos. Outros dois sócios, Rogério Assis e Leila Velez, instauraram o padrão de qualidade no atendimento e nos tratamentos. No Beleza Natural os clientes são atendidos em cada fase do processo por diferentes profissionais, o que faz com que sejam fiéis à marca e não especificamente a uma cabeleireira, desafio comum nos salões tradicionais, salienta Rogério.

A empresa também conta uma fábrica própria de cosméticos, a Cor Brasil , que já tem em seu portfólio dezenas de itens de uso doméstico e profissional. Em 2007, o Beleza Natural inaugurou sua primeira filial na Zona Sul do Rio, em Ipanema. No segundo semestre de 2009, a rede deve chegar a Salvador, Bahia.

A importância do salão, em termos sociais, econômicos e mercadológicos, já vem sendo reconhecida pelo mercado e pela mídia. Em 2005, o Beleza Natural e seus sócios foram ganhadores do Prêmio Empreendedores do Novo Brasil. Em 2006, Zica foi eleita Empreendedora do Ano, pela Ernst & Young, na categoria Emerging. E, em 2007, ela foi eleita a Mulher Mais Influente do Brasil, pela Gazeta Mercantil e pelo Jornal do Brasil.

Confira mais sobre os salão no site: www.belezanatural.com.br/

Leia mais sobre: cabelos cacheados

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.