Publicidade
Publicidade - Super banner
Noivas
enhanced by Google
 

Meus cabelos estão ficando brancos, e agora?

Se nos homens eles são um charme a mais, nas mulheres eles só incomodam

Melissa Giorgetti |

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=delas%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1237508738371&_c_=MiGComponente_C

De repente, lá está você naquela cena de filme de terror: em frente ao espelho, escovando os cabelos, e aparece aquele fiozão arrepiado de cabelo branco. Se arrancar um, nascem sete, diz a sabedoria popular. Mas se deixar ele quieto, não vai dar para disfarçar; então, o que fazer?
 
Tenho cabelos brancos desde os 15 anos de idade. As pessoas sempre me provocaram com essa história: ou me chamam de velha ou se espantam com a quantidade de cabelos brancos que eu tenho, conta a estudante Ana Carolina Pedroso. Comecei a usar tonalizante há bem pouco tempo, e não estou satisfeita. O efeito dura pouco e mal cobre os fios brancos, mas não tenho coragem de usar nada mais forte, pois tenho pânico de estragar meu cabelo.
 
O mesmo acontece com a farmacêutica Kristine Bruscatto: Comecei a ter cabelos brancos com uns 29 ou 30 anos, achei muitos cabelos brancos na têmpora e comprei tonalizante. Como a cor do cabelo muda todo dia quando você usa tonalizante, passei para coloração. Agora, com 37, ando meio sem paciência de depender de cabeleireiro: é difícil achar um profissional em quem confiar, ainda mais eu que mudo de cidade toda hora, então voltei para o tonalizante, que eu mesma aplico em casa. Não cogito não pintar, pois acho que cabelo branco envelhece muito a aparência, conclui.
 
Entenda o processo
O dermatologista especialista em re-estruturação capilar Dr. Arthur Tykocinski conta como funciona esse processo: Os fios ficam brancos pela diminuição progressiva da produção de melanina para a coloração dos mesmos. Isso faz parte de um processo normal de envelhecimento capilar.
 
Mas por que algumas pessoas começam a ter cabelos brancos tão cedo? E em que idade a Medicina considera ser normal o surgimento dos fios brancos? Trata-se de um processo geneticamente determinado, portanto a idade de inicio é bastante variável. Geralmente o início do processo começa a partir dos 20 anos, e a velocidade de progressão do quadro e bastante variável, sendo também geneticamente determinada, explica o médico.
 
Outro fator que influencia neste processo é o estresse, mas ainda não é possível quantificar isso de maneira bioquímica. No entanto, há vários relatos de casos associando o estresse a um branqueamento dos fios em velocidade mais acelerada.

E será que podemos evitar que os fios brancos apareçam?
Até o momento, não há tratamento que retarde o processo, por mais que exista uma grande quantidade de estudos por parte da indústria farmacêutica e de cosméticos. Esses estudos tentam retardar os mediadores químicos que disparam esse processo, mas por enquanto não há solução. O remédio é ocultá-los através de colorações e tonalizantes mesmo, finaliza o dermatologista.

Coloração X Tonalizante
Com tantas opções de cores, marcas e produtos, o mais importante é saber o que é mais adequado para o seu caso, se são as colorações (as famosas tinturas) ou os tonalizantes. Para ajudar você a escolher, nada melhor do que a opinião de um especialista:
 
Hoje existem dois tipos de produtos, as colorações permanentes, as chamadas tinturas, e as semipermanentes, que são os tonalizantes, explica Ricardo Heleno, cabeleireiro do Mariano´s e dono do blog Mundo dos Cabelos. As tinturas cobrem o fio, e a pessoa só precisa retocar quando aparecer um fio novo. Ainda existe a crença de que a tintura detona os cabelos, até porque contem amônia e outros componentes mais fortes, mas com a tecnologia que temos hoje as marcas mais famosas já possuem produtos que tratam e tingem o cabelo ao mesmo tempo, minimizando muito os danos aos fios: vale a pena investir em uma coloração permanente mais cara em vez de em marcas desconhecidas, que podem danificar seus cabelos, aconselha Ricardo.
 
Com os tonalizantes, a história é um pouco diferente: Eu recomendo os tonalizantes apenas para aquelas mulheres com pouquíssimos fios brancos, bem espalhados e menos visíveis, pois esses produtos só duram algumas lavagens e vão perdendo a intensidade da cor com o passar dos dias, diz o profissional. Certamente o dano aos fios é quase inexistente, mas a eficácia na camuflagem dos mesmos também é.

Mamães não podem
Uma situação bem complicada acontece com as grávidas e as mulheres que estão amamentando. É uma situação bem delicada e polêmica, diz Ricardo, pois alguns médicos proíbem a aplicação tanto de tintura quanto de tonalizantes, enquanto outros permitem os tonalizantes ¿ que não têm amônia ¿, desde que o produto não toque a raiz dos cabelos. Porém, até nisso há polêmica pois, se alguns médicos acham que basta aplicar na raiz que o produto pode ser utilizado, outros acham que é só o tonalizante estar no fio de cabelo para que o organismo o absorva.
 
Não acho que os cabeleireiros devem opinar ou decidir, acho que isso é papel do médico da mulher. Eu peço para minhas clientes conversarem com seus médicos e, se eles autorizarem, eu aplico o tonalizante, conclui Ricardo Heleno.
 
Mas, afinal, é verdade que se arrancarmos um fio branco, nascem mais fios no local? Isso é um mito, afirma Dr. Arthur. No local do cabelo arrancado nascerá outro da mesma cor, ou seja, branco. Quanto aos restantes, podem surgir novos fios brancos ao longo dos tempos, como parte do processo normal de envelhecimento dos fios.

Leia mais sobre: cabelos

Serviço:
Ricardo Heleno- http://mundodoscabelos.zip.net/
Mariano´s: 3431-2333
Arthur Tykocinski- http://www.cabelo.med.br/

Leia tudo sobre: cabelocabelos brancos

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG