O inimigo mora na nécessaire: verdades sobre a maquiagem que você usa

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=delas%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1237508692865&_c_=MiGComponente_C

Acordo Ortográfico

Sabe aquele batom de uma marca famosa que você tem na bolsa há anos porque acha a embalagem linda? E o rímel "carésimo", comprado numa viagem idem... Já está no finalzinho, mas você o guarda como lembrança e só usa em ocasiões especiais? Sabe onde eles deviam estar agora? No lixo.

Um estudo feito na Grã-Bretanha revelou que nove entre dez mulheres colocam a saúde em risco usando maquiagem com o prazo de validade vencido.

A dupla invencível rímel-batom, campeã absoluta dos makes poderosos, infelizmente é campeã também no acúmulo de bactérias que podem trazer sérias infecções: impurezas encontradas num batom vencido podem ser facilmente ingeridas.

A vida útil de um rímel é de, no máximo, seis meses. Uma vez aberto, atrai incontáveis bactérias (a da conjuntivite, inclusive). Ao sentir coceira, ardência ou os olhos lacrimejando, desconfie do seu rímel de estimação e jogue-o fora. A galeria dos vilões não pára por aí. Bases e pós também costumam trazer bactérias, que penetram na pele mais facilmente se houver espinha ou ferimento.

A questão é complexa. Os produtos trazem o prazo de validade estampados na embalagem, mas quem as guarda? Pelo que apuramos, o tempo de vida útil dos produtos costuma ser inferior ao do prazo de validade. Essa orientação também não deveria vir escrita em algum lugar? O rigor da legislação existe apenas quanto ao prazo de validade em si.

Mas e aquelas pessoas que usam maquiagem esporadicamente ¿ e, consequentemente, cujos produtos duram por mais tempo? Bruno Lemes, do MG Hair, comenta o assunto: Meu conselho é manter sempre os pincéis e todos os outros acessórios limpos . Existem atualmente produtos disponíveis no mercado que limpam os pincéis a seco. Nunca coloque a mão em contato direto com a maquiagem, porque isto muda o pH dos produtos e também facilita a proliferação de bactérias. Use sempre pincéis adequados pra tudo, e mantenha a maquiagem sempre guardada em boas condições , dentro de nécessaires, longe de umidade - como no banheiro, por exemplo -  e calor excessivo. O importante é manter a maquiagem longe de contatos diretos com pele, mãos, tudo que possa favorecer o surgimento de bactérias.

De olho nos prazos!
Rímel: 3 a 6 meses, em média
Bases, cremes hidratantes e demaquilantes: 6 a 8 meses
Pós, pancake, sombras, blush, gloss e batons: 1 ano
Lápis para contorno de olhos, boca e delineadores: 1 ano e 6 meses.

Leia mais sobre: maquiagem

    Leia tudo sobre: maquiagem
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.