Saiba o que precisa para exibir fios com saúde e protegidos das agressões da estação

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=delas%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1237509645905&_c_=MiGComponente_C

Sol, mar, piscina, vento... Não há cabelo que aguente! Para proteger os fios e mantê-los sempre com aspecto saudável, é preciso cuidar. É importante fazer hidratação pelo menos uma vez por mês. Só assim, existe a possibilidade de repor a água, proteínas e vitaminas perdidas diariamente por culpa dos agentes externos, ensina o cabeleireiro do Syudio W Anália Franco, Thiago Ramos.

Quem resiste ao tratamento sente logo os efeitos : o fio fica áspero, com frizz, opaco, fraco, sujeito a quebras e queda. Para não deixa que isso aconteça e manter sempre o cabelo com movimento, a única saída é a hidratação. O ideal é que a cliente faça o tratamento com um profissional uma vez por mês e deixe apenas a manutenção para fazer em casa, diz Thiago.

Mas antes de sair por ai experimentando qualquer produto, muito cuidado, é preciso diagnosticar o fio no salão para ver qual o tratamento recomendado, ensina o harstylist e diretor artístico do Red Door Salon and Spa, Robson Trindade.

Saber qual seu tipo de cabelo é fundamental para poder acrescentar ativos específicos ao creme de tratamento. Para os cabelos secos, use uma composições emolientes para dar maciez. Para os normais, composições a base de água para dar brilho são as melhores. Para os oleosos, composições que retém a oleosidade da raiz para as pontas. Mas, independente do tipo de cabelo, é importante a presença da queratina em todos os tratamentos, explica o hairstylist, Evandro Angelo.

Além disso, outro cuidado importante é a proteção solar . O cabelo protegido contra a oxidação causada pelos raios UV aguenta mais tração e não se rompe facilmente, explica a dermatologista, Andrea Nasi. O cabeleireiro Marcelo Comino, do Jacques&Janine, reforça a ideia de proteção: O ideal seria começar a fazer uma moda bem bonita e só desfilar na areia de chapéu.

Para manter os cuidados em casa , os profissionais recomendam produtos com nanotecnologia, que têm o poder de penetrar profundamente na fibra capilar sem a necessidade de calor. Robson Trindade indica a linha de hidratação a seco Hidrat Neon, da Dwellx. No mercado de beleza é possível encontrar essa tecnologia em outras linhas como a NanoTherapy, da Lancôme  e o Novex Plástica Capilar, da Embelleze.

Outra opção são as hidratações express , aqueles sachês que têm normalmente, aplicação de 3 minutos, e dão um tratamento de choque nos fios: Elas funcionam bem, pois todos os componentes da fórmula são menores e agem no fio rapidamente, diz Thiago.

As misturas caseiras também são boas saídas. Elegemos as duas mais eficientes para você:

*Máscara hidratante para cabelos ressecados (Por Robson Trindade)
Coloque um maço de chicória e 100 gramas de castanha de caju no liquidificador. Acrescente água aos poucos e vá batendo até virar uma pasta.

Lave o cabelo com um xampu e, em seguida, tire o excesso de água com uma toalha e aplique a pasta na raiz dos cabelos. Cubra com papel-filme (facilita a penetração dos ativos) e deixe agir por 40 minutos. Depois, puxe a mistura para todo o comprimento do cabelo, cubra novamente com papel-filme e marque mais 45 minutos no relógio.

Não penteie. Enxágue apenas com muita água. Repita o processo por seis semanas, com intervalos de quatro dias entre cada aplicação. A chicória é rica em minerais e a castanha em óleos e gorduras. Juntas, elas devolvem a hidratação e o brilho aos fios.

*Hidratação e brilho para cada tom de cabelo (Por Thiago Ramos)
Coloque meio litro de água fervente numa jarra e acrescente o produto ideal para o seu tom:

Cabelos claros: uma colher de chá de suco de limão
Cabelos médios:  meia colher de sopa de alecrim
Cabelos escuros: uma colher de chá de vinagre de maçã

Depois de lavar os cabelos com xampu, borrife a mistura pela comprimento dos fios. Deixe agir durante 5 minutos e enxágue.

Leia mais sobre: cabelos

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.