Xampu para cabelos secos, para cabelos enrolados, para cabelos loiros¿ conheça os tipos existentes no mercado e o que eles podem ¿ e o que não podem ¿ fazer pelo seu cabelo

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=delas%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1237508693481&_c_=MiGComponente_C

É só ir até o supermercado ou a farmácia mais próximos da sua casa que você vai saber do que estamos falando. Dezenas de marcas e de tipos diferentes de xampu são oferecidos , cada um com uma promessa mais maravilhosa do que a outra¿ será que é isso mesmo?

Esta é uma questão controversa, que divide inclusive cabeleireiros e profissionais de beleza. O hair stylist Átila Rithiery diz que a promessa dos xampus é, na realidade, uma meia-verdade. A questão é o que os xampus não são para cabelos oleosos, secos, opacos. São para cabelos que estão oleosos, secos, opacos.

A esteticista Ana Paula Souza é um pouco mais radical: Xampu é xampu, ele serve para limpar o cabelo . O processo é simples: o xampu vai abrir as escamas e limpar o fio. O condicionador, este sim, é o passo importante, pois ele vai hidratar, encorpar, selar o fio, diz ela.

Tipos de cabelo
Pelo sim ou pelo não, antes de escolher o produto (xampu ou condicionador) a aplicar em seu cabelo, você precisa saber como está o seu cabelo. Oleoso, ressecado, normal, misto?

Cabelos mistos: têm oleosidade maior na raiz e as pontas são mais secas. Os cabelos tratados com escova progressiva tendem a apresentar características de cabelos mistos.

Cabelos secos: os cabelos que estão ressecados são mais opacos, armam e quebram mais facilmente.

Cabelos oleosos: são os cabelos que dão a impressão de estar sujos com mais frequência, mesmo com apenas um dia sem lavar.

Cabelos normais: têm uma oleosidade balanceada, fios lubrificados na medida certa, brilho e flexibilidade.

Frequência de lavagens
A regra não poderia ser mais simples: lave os cabelos quando eles pedirem . Não existe problema em lavar todos os dias, se for necessário assim.

Se os seus cabelos estão oleosos, lave-os. Nada mais incômodo do que um cabelo mal-lavado. E nada mais gostoso do que um cabelo limpinho e cheiroso.

Lembre-se, porém, da hidratação correta: ela é essencial para a vitalidade e a saúde dos seus cabelos.

Xampus especiais
Existem dois tipos de xampus bem específicos para aquilo a que se destinam: o xampu anti-resíduos e o xampu sem sal.

O xampu anti-resíduos é um produto de limpeza profunda, e por isso não deve ser usado sempre. A frequência de uso recomendada é de uma vez por semana. Eles removem restos de produtos que você utilizou no cabelo, como condicionadores, leave-in, mousses etc., evitando acúmulo de substâncias, o que deixa o seu cabelo sem vida, opaco e pesado. Ele não é recomendado para cabelos com progressiva.

O xampu sem sal é mais suave do que os outros, e extremamente indicado para cabelos quimicamente tratados, principalmente com escovas progressivas. Este tipo de xampu combate o ressecamento do cabelo, diminuindo sua porosidade. É uma escolha bem inteligente, e cada vez mais os bons salões vêm descobrindo este tipo de xampu, que, entretanto, existe há muitos anos.

Leia mais sobre: xampu

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.