De acordo com a pesquisa todos os secadores analisados são muito barulhentos e o tempo de secagem varia muito, confira!

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=delas%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1237508663631&_c_=MiGComponente_C

Todos são muito barulhentos

O nível de ruído também foi avaliado. A poluição sonora encontrada foi de níveis muito acima do aceitável de acordo com a norma brasileira (ABNT) e as normas de saúde internacionais ¿ que seria de, no máximo, 50 decibéis. Todos os aparelhos apresentaram níveis acima de 77 decibéis. É possível ter problemas de audição se você se expuser frequentemente e por um tempo prolongado a esse ruído.

O que mais causa estranhamento é que o secador de cabelo faz parte do Programa do Selo Ruído, parceria do Inmetro com o Ibama. Este programa foi estabelecido de forma a indicar, e somente indicar, para o consumidor o nível de ruído do aparelho (decibéis) no selo. Porém, para o consumidor, de nada vale esta indicação sem dar a ele uma comparação.

Tempo de secagem varia muito

Convidamos consumidores e também profissionais para testar os produtos em uso. Eles avaliaram, entre outras coisas, instruções, facilidade de utilização do acessório e tempo para secar os cabelos. Quanto aos acessórios, os que acompanham os dois aparelhos Britânia, o Faet e o Black&Decker foram considerados de difícil encaixe, sendo preciso muita força para encaixar. O tempo de secagem do cabelo foi muito variável. Sendo o que mais demorou (GA.MA Italy) levou 50 minutos e, os mais rápidos (Taiff e Arno), 20 minutos.

Já para os profissionais, apenas o Britânia SP2100 têm acessórios de difícil manuseio.

Veja o teste completo


É proibida a utilização deste conteúdo para fins publicitários ou comerciais. A Pro Teste - Associação Brasileira de Defesa do Consumidor foi fundada em julho de 2001, por iniciativa do IPEG (Instituto Pedra Grande de Preservação Ambiental de Atibaia) e da Test-Achats, da Bélgica, instituição que defende o consumidor na Europa e que reúne mais 1,2 milhão de associados. A missão é informar, orientar, representar e defender os interesses do consumidor.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.