Os cabelos cacheados estão com tudo, aprenda a cuidar dos seus

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=delas%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1237508745506&_c_=MiGComponente_C

Como todas as ditaduras da beleza, a dos cabelos alisados chegou ao fim. Deusas como Beyonce, Taís Araujo e Scarlet Johansson já assumiram seus cachos há tempos, ficando ainda mais sedutoras e poderosas. Porém, manter um belo cabelo cacheado exige alguns cuidados e procedimentos especiais. Alguns deles podem até ser feitos em casa.

Conversamos com dois grandes especialistas nesse tipo de cabelo e anotamos as dicas para que você consiga ter cachos de arrasar.

O cabelo cacheado dá um ar mais despojado, mais descompromissado. Passa a impressão de alguém que se assume, que tem personalidade, afirma Cláudia Regina, a especialista em cachos do salão Tampopo.

Hidratar é essencial
Sabe-se que cabelos cacheados pedem uma boa hidratação. Marcio Granado, hairstylist da Casa Mauro Freire, explica por que: Os cabelos cacheados precisam ser constantemente hidratados, já que costumam ser mais porosos pelo fato de produzirem pouca oleosidade. As mulheres que optam por hidratar os cabelos em casa, devem saber que há vários tipos de hidratação caseira, mas nenhuma delas é tão eficaz quanto a que é feita no salão. Isto porque a hidratação caseira é feita com produtos que não têm a mesma composição e, às vezes, pelo fato de serem mais baratos, a hidratação é inferior, ensina.

Cláudia Regina complementa: O fio em espiral parece ser mais ressecado do que realmente é, pois os cachos seguram a oleosidade natural na raiz dos cabelos. Por isso, hidratação é a regra de ouro para manter os fios bonitos e brilhosos. O ideal é sempre optar por produtos mais cremosos; cremes e máscaras com alto poder hidratante. Quem for fazer algo em casa, deve aproveitar os benefícios das frutas. Um bom exemplo é o abacate, que é bastante oleoso e tem muitas vitaminas. Reforço que a hidratação é um processo contínuo, é preciso fazer semanalmente para manter a saúde e beleza dos fios. Além disso, recomendo o uso de leave-in, máscaras, silicone e produtos específicos para este tipo de cabelo. 

De tão bonitos, os cabelos cacheados são cobiçados por quem não nasceu com eles. Mas como conseguir o mesmo efeito de um cacheado natural?  Márcio ensina: Há duas opções: o famoso permanente, que na Europa voltou com tudo, e o baby-liss, que dura um dia.

Corte e modele
Além de hidratar constantemente os fios, é preciso saber que corte favorece seus cachos. Por receio de armar muito o cabelo, há uma crença antiga de que os cabelos cacheados devem ter um corte mais reto. Será que é verdade? Qual o melhor corte para esse tipo de fio? Sem dúvida um corte todo desconectado e repicado. Jamais fio reto, pois isso deixa o cabelo mais armado e sem forma, afirma Márcio Granado. Cláudia Regina faz coro: Com certeza o repicado é o melhor, pois distribui o volume e valoriza o cacho. Já o corte reto, concentra o volume embaixo e pesa muito a fisionomia da pessoa.

Como nem todo mundo nasceu com os cachos perfeitamente formados, o truque é procurar procedimentos que deem ao cabelo a forma que você deseja: Para soltar os cachos hoje em dia, fazemos uma progressiva ou relaxamento ¿ que está meio fora de moda, pois não os deixa tão naturais. Já para definir os cachos, a melhor opção é um leave-in específico para este tipo de cabelo, orienta Márcio.

E quem quer deixar os cachos mais soltos? Sugiro uma dessas escovas de chocolate, que são como a progressiva, embora muito mais fracas. Não se usa mais relaxamento para soltar cachos, apenas para alisar cabelos crespos, explica Márcio.

As mulheres que querem tingir os cachos e têm receio de ressecar os fios- que já são menos oleosos por natureza- podem ficar em paz: ambos os profissionais dizem que não há restrição e que qualquer tintura pode ser usada por quem tem esse tipo de cabelo, de preferência as que colorem e tratam ao mesmo tempo.

E para ficar com o cabelo da Taís Araújo, a Helena da novela Viver a Vida, existe uma receita? Para ficar como a Taís Araújo, um baby-liss bem pequeno é o mais adequado. Depois, não passe os dedos nos cabelos, para não separar os cachinhos, orienta Cláudia Regina.

Receita caseira para hidratar os cachos
Mesmo que você invista na compra de um creme super poderoso para o seu cabelo e acerte no corte e modelagem, nada como uma receitinha caseira para fazer de 15 em 15 dias e garantir uma perfeita hidratação para seus cachos. Confira!

Ingredientes:
- Meio abacate maduro
- Uma gema de ovo
- 2 colheres de mel de abelha
- 1 copo (aproximadamente 250 ml) de iogurte natural

Aplicação:
Amasse o abacate com o garfo. No liquidificador, bata o abacate, a gema, o mel e o iogurte até formar um creme homogêneo. Lave o cabelo com seu xampu (2 ou 3 vezes). Divida o cabelo em mechas e vá aplicando somente no comprimento e nas pontas. Use uma toca por 40 minutos (opcional, mas aumenta o efeito). Em seguida, enxágue bem os fios para retirar qualquer resíduo.

Leia mais sobre: cabelos

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.