Anos 1920, estilo diva de Hollywood... o hairstylist especialista em noivas Paulo Persil fala sobre a tendência vintage para penteados

Vintage é um estilo retrô, um revival das décadas de 1920 até 1960. Gosto de criar os penteados deste estilo com características atemporais. O vintage nunca sai de moda, apenas aparece com mais evidência em algumas épocas, sendo sempre fonte de inspiração. Ondas e equilíbrio de formas são as principais características do estilo, que celebra a beleza feminina no ápice do esplendor.


Quando optar pelo vintage, a dica é ser você mesma. Não queira mudar, adeque o penteado à sua personalidade e traços físicos. Não gosto de modismos ou de visuais que deixam a mulher datada. Em um casamento e em eventos sociais em geral, noiva e convidadas são registradas em fotos. Pense em como você quer se ver quando olhar as fotos daqui a 40 anos.

A atriz e princesa Grace Kelly em 1953, uma das inspirações para o estilo vintage atual
Getty Images
A atriz e princesa Grace Kelly em 1953, uma das inspirações para o estilo vintage atual

Aderir ao estilo vintage é moldar a beleza através do cabelo, trazendo para os tempos de hoje o aspecto glamuroso de looks que se tornaram célebres, especialmente por influência de mulheres como Marlene Dietrich, Marilyn Monroe, Audrey Hepburn, Ava Gardner, Rita Hayworth e outras divas.

Aposte em ondas marcadas, desenhos simétricos e assimétricos, sensualidade e glamour. Resgate as melhores características dos penteados vintage para a sua realidade. É uma inspiração que pode gerar muitas possibilidades de looks que a deixarão ainda mais moderna, não mais velha ou ultrapassada, como algumas pensam ficar.

Para as senhoras um penteado vintage pode parecer datado, pois representa uma época que elas viveram e ficou para trás. Mas você pode surpreender em um evento social com uma onda trabalhada de maneira assimétrica, bem marcada com babyliss, com um volume mais aparente, ou topete.

Vivemos a fase mais democrática da beleza. E o estilo vintage cabe em cabelos curtos, médios ou longos. Mas é necessário que haja um equilíbrio desse estilo com o contexto do evento que se vai, com o formato do rosto, gosto pessoal, acessório, etc.

Para deixar o penteado mais moderno, use e abuse do efeito descontraído. Os cabelos muito duros, clássicos ao extremo, podem deixar a mulher mais séria, menos moderna do que o ideal dessa proposta vintage atual. O babyliss é um grande aliado do estilo. Para um efeito marcado com ondas, é fundamental o uso de um cosmético termoativado que proteja os fios do calor do modelador enquanto fixa a onda.

Ninguém deve escolher um penteado apenas pelo tipo de cabelo; devemos considerar o estilo da mulher. O vintage é para as mais arrojadas, atuais e românticas no ponto certo. Abuse do glamour de acessórios e aposte no estilo descontraído. Essa dupla de ação será infalível para um estilo vintage impecável. E, claro, se tratando de um momento mais sério, como o casamento por exemplo, escolha um profissional especializado em penteados. Modernizar o vintage é para especialistas!

Mais sobre este colunista:  www.paulopersil.com.br


Leia também
As tendências de penteados para noivas em 2013
Lições de Kate Middleton para noivas e convidadas 
Oito erros dos penteados para noivas e como evitá-los


>>> Assine a Newsletter , curta nossa página no Facebook e siga o @Noivas no Twitter <<<

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.