Inspirado na Duquesa de Cambridge, o expert em noivas Paulo Persil fala sobre a democracia dos acessórios que podem ser usados em casamentos

Ao mesmo tempo em que prova sua peculiar simplicidade ou desapego do consumismo quando repete sapatos ou comete uma gafe diplomática, Kate Middleton encanta com uma beleza absurdamente natural. Sem penteados clássicos, sem maquiagem dura, lânguida, bela!

Os pontos de brilho são comuns em penteados presos ou soltos, para noivas ou convidadas. Há grampos com esse efeito para toques casuais
Getty Images
Os pontos de brilho são comuns em penteados presos ou soltos, para noivas ou convidadas. Há grampos com esse efeito para toques casuais

A Duquesa de Cambridge chama atenção especialmente pela admirável composição desse “nada” com o “tudo” que são seus acessórios de cabelo. O clima europeu contribui para os modismos nessa área, mas Kate é atemporal e serve de inspiração para mulheres dos quatro cantos do mundo. Estamos vivendo a fase mais democrática dos acessórios, seja para noivas, eventos sociais em geral ou até para o dia a dia. Tudo pode.

O branco e o off white dominam os acessórios de noivas. Para as mais modernas, um toque de cor é possível. É como decidir sobre esmalte: é sua cara usar uma francesinha ou um vermelho bafônico no dia do casamento?

para as convidadas, vale toda a aquarela . O que indica a escolha do acessório é uma análise pessoal de estilo, de acordo com o gosto pessoal, o estilo de festa e modelo do vestido.

De maneira geral, gosto de fitas, plumas e flores como grandes apostas para penteados clássicos ou descontraídos . São leves, românticos. As coroas e tiaras ainda estão no gosto popular; são clássicas assim como broches e pentes de brilho. Pontos de brilho são uma aposta para diversas situações.

E não importa o horário da cerimônia; pode usar brilho de dia e materiais opacos à noite, por exemplo.

Vamos nos inspirar em Kate Middleton, trazendo o melhor dela para o dia a dia das noivas brasileiras. Criatividade é tudo! Um estilo de peça muito usada por ela e que pode ser sensação entre as noivas tropicais ou convidadas mais ousadas é o fascinator , uma peça menor que o chapéu e maior que uma tiara, fixada aos cabelos por grampos, presilhas, pentinhos.

Combinado com o voillete, ele fica sensacional. Tenho várias noivas que adotam esse estilo. É a noiva atualíssima! Os chapéus podem ser usados em qualquer horário, mas realmente combinam bastante com casamentos ao ar livre, diurnos. São mais comuns na Europa exatamente em casamentos durante o dia. Pode tudo, o que impera é o bom senso.

Leia mais

Seis perguntas essenciais sobre o penteado da noiva

Oito erros do penteado para noivas e como evitá-los

Confira mais dicas e ideias do expert Paulo Persil

    Leia tudo sobre: maquiagem
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.