Voce acha que entrar em uma loja e escolher os presentes e tarefa facil?

Para começar, um dilema: colocar ou não cartões dizendo onde está a lista junto com o convite? Que tal inverter a pergunta? Você se sente confortável ao receber um convite já com a indicação de onde encontrar o presente? Ficou na dúvida? Pois é, se você não sabe, já encontrou a resposta, não colocar!

Não é elegante usar aqueles cartões presos por um clipe ao convite, ao invés disso, deixe um telefone e/ou e-mail para R.S.V.P. no próprio convite, sugere Renata Pinheiro, da Santo Glamour - Assessoria em Eventos Especiais. Geralmente, os convidados ligam para confirmar presença e automaticamente perguntam sobre a lista. A lista é prática, mas também pode inibir os convidados, destaca o jornalista Rogério Micheletti, 33. Por isso, resista bravamente mesmo que a desculpa seja facilitar a vida dos convidados.

Segundo passo, você sabe o que pedir?
A menos que a noiva e/ou o noivo já tenham morado sozinho antes de casar, vale muito a pena ouvir os conselhos de mãe e de sogra. A assessora de imprensa Fabiana Rosado, 31, por exemplo, pediu só panela de fondue e ficou sem panela para cozinhar no dia a dia.

Por último, escolhendo as lojas
Orientamos os noivos a deixar a lista de presentes em lojas que tenham o serviço de compra pela Internet ? o que facilita muito a vida dos convidados ? e que tenham várias unidades espalhadas pela cidade, como forma também de facilitar o acesso das pessoas, diz Renata Pinheiro, da Santo Glamour - Assessoria em Eventos Especiais.
Mariana Puzziello, que tinha família no Rio de Janeiro, mas depois de casar iria morar em São Paulo, fez três listas em lojas diferentes, pensando na comodidade dos convidados, dela e do noivo. Para os convidados do Rio fiz uma lista só de enxoval, roupa de cama, mesa e banho, que é mais leve, fácil de transportar; para os de São Paulo, deixei lista em uma loja de móveis; e para ambos, fiz uma terceira lista em uma loja de presentes que vendia pela internet, conta.
Segundo a assessora de casamentos Renata Pinheiro, também é importante concentrar as listas em poucas lojas, para que os noivos não tenham que fazer uma verdadeira peregrinação na hora de fazer a troca dos presentes.

Para não errar, confira os sites de algumas lojas que vendem pela internet. Algumas contam com serviços personalizados ou promoções para os noivos. Em muitos casos, as informações sobre área de entrega não estão disponíveis, por isso, é sempre bom checar antes de fazer a lista.

Outra dica é se informar sobre a política de trocas, que pode variar bastante de uma empresa para outra.

Camicado
Além da tradicional lista de casamento, conta com listas de Chá-Bar, Open House e Chá de Cozinha. As compras feitas pelo site são entregues apenas para a Grande São Paulo, Curitiba, Campinas, Rio de Janeiro, Porto Alegre e regiões próximas a essas cidades.

Americanas
Os noivos selecionam os presentes desejados on-line mesmo e organizam sua lista. Oss convidados realizam as compras em qualquer lugar do mundo com toda a comodidade.

Ponto Frio
A loja tem um espaço especial para os noivos, que podem incluir ou retirar produtos da lista on-line. Os convidados têm acesso e podem ver o que foi ou não comprado.

Mickey
Os noivos que fizerem sua lista na Mickey concorrem a uma noite de núpcias no Hotel Intercontinental em São Paulo.

Submarino
Os noivos podem agradecer quem enviou o presente com um cartão virtual gratuito e também podem converter o valor do presente em crédito para ser usado na compra de outros produtos.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.