Fotografia e filmagem para registrar seu casamento para a posteridade

A escolha da empresa que vai filmar e fotografar seu casamento merece muito cuidado, afinal o álbum e o DVD serão as lembranças que serão mostradas a amigos, familiares, e futuros filhos. Por isso, é bom não avaliar só os preços, e se empenhar também em conhecer as equipes e o trabalho delas. Visite as empresas, veja os álbuns e DVDs que eles já produziram, considere o estilo do trabalho final e a empatia pessoal entre noivos e profissionais.

O estilo dos fotógrafos e cinegrafistas tem que combinar com o dos noivos e com a forma como eles querem registrar um dos momentos mais importantes de suas vidas. Há profissionais de estilo mais tradicional, que se concentram em fotos posadas, e de estilo jornalístico, que valorizam a espontaneidade. É importante conversar com a equipe sobre o que não pode faltar e sobre como eles trabalham (seguindo a noiva ou circulando entre todos os convidados), e garantir que ela entenda e concorde com o que vocês querem. É muito importante ver o trabalho não só da empresa, mas principalmente das pessoas que vão trabalhar no seu casamento, e conhecê-las. Ter simpatia pelos profissionais é muito importante, afinal eles vão passar grande parte do dia do casamento junto com vocês, especialmente se vocês escolherem documentar também o making of, registrando imagens dos noivos desde suas casas ou do dia da noiva e do noivo.

Antes de se casar, a administradora Giuliana Nigro conheceu diversas empresas de foto e vídeo, e escolheu uma de cujo estilo e atendimento agradou: Gostei do que eles propunham e a negociação correu bem. O dia do casamento foi ótimo, a equipe era atenciosa, eles até me elogiavam, e noiva precisa ouvir isso. Giuliana recomenda que os casais que puderem contratem dois fotógrafos e dois cinegrafistas para a igreja, como ela fez: enquanto um pega a entrada da noiva, o outro registra a emoção do noivo. Nosso DVD e álbum têm muitas montagens assim, é muito interessante.

Os problemas de Giuliana começaram quando ela chegou da lua-de-mel: Depois do casamento, parece que eles me esqueceram. O álbum não chegava, a família pedia para ver, eu ficava cobrando a empresa. Só recebi o álbum oito meses depois do meu casamento, e isso só porque fiquei muito no pé deles. É um problema relativamente freqüente, e o Procon-SP recomenda só assinar contratos com garantias claras, por escrito, dos seguintes pontos:

¿ se o álbum está incluso e descrição de seu material;
¿ se há obrigação de comprar um número mínimo de fotos;
¿ se há número máximo de fotos no pacote e quanto custa cada foto a mais;
¿ tempo de filmagem;
¿ critérios para cancelamento do contrato;
¿ valor e formas de pagamento e data de entrega do material.

Giuliana não tinha datas de entrega dos produtos em seu contrato, e ainda sofre com isso. Embora tenha recebido o álbum e o DVD, seu pacote incluía também cópias de algumas fotos para os pais dos noivos e um book com fotos que o casal fez em estúdio antes de casar, e isso ela não recebeu até hoje, um ano e quatro meses depois do casamento: Eu procuro a empresa e eles me enrolam, nunca consigo falar com a pessoa responsável. Acho que perderam as minhas fotos. Para quem vai procurar o serviço agora, ela aconselha: As empresas prometem mundos e fundos, mas o importante é ter como cobrar, ter um contrato detalhado com as datas de entrega de tudo, assim como os cheques do pagamento têm data para ser descontados.

Antes de fechar negócio com a empresa de fotografia ou filmagem, ou qualquer outro fornecedor, é bom fazer uma busca na internet e no cadastro do Procon da sua cidade para ver se constam reclamações contra ela. Só no primeiro trimestre de 2008, o órgão registrou 10 reclamações contra serviços de foto, vídeo e som. Para tirar dúvidas, o Procon atende pelo telefone 151.

Foto instantânea
Uma das novas modas em foto de casamento são os serviços que incluem impressão instantânea das fotos. Nós precisamos ter uma salinha à nossa disposição no local da recepção, lá montamos todo o equipamento. Conforme os convidados chegam, fotografamos todos, depois os fotógrafos circulam pela festa. As fotos são impressas e distribuídas como lembrancinha. Os noivos recebem um CD com todas as imagens, explica Fabíola Marchesan, da Click & Take. O serviço custa a partir de 1.600 reais, preço do pacote mínimo, de 50 fotos. É uma lembrancinha que gera interesse já durante o casamento, e que todo mundo gosta, afinal os convidados se arrumam para o casamento, e isso fica registrado, pode ir para um porta-retrato, diz ela.

Anote:
Click and Take: www.clickandtake.com.br
(11) 3031 7334

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.