Para guardar para a posteridade uma data tão especial, nada melhor que escolher um fotógrafo de primeira e torcer para que ele fique de olho em tudo o que rola durante a cerimônia e na hora animada da festa. Melhor ainda seria se os noivos pudessem aproveitar essas horinhas, sem a preocupação de passar de mesa em mesa ou catando parentes e amigos pelos cantos, para ter certeza que todo mundo estará no álbum.
E é exatamente para deixar todo mundo mais à vontade e, assim, clicar os momentos mais naturais e relaxados, que o fotojornalismo entra em ação durante o casamento. “É uma técnica de captura de imagens realizada por um fotógrafo profissional, treinado, que visa capturar os noivos e seus convidados em sua forma mais descontraída e espontânea”, explica o fotógrafo Edson Beline.
Com o uso de fotojornalismo, você não precisa sair pelo salão atrás da tia distante e passar aqueles minutos chatos à espera do xis perfeito. “Como um repórter-fotográfico, o fotógrafo deve intervir o menos possível nos acontecimentos. Tornar-se invisível, neste caso, é a melhor maneira de conseguir flagrantes de grande emoção. Estar atento aos imprevistos também é importante”, explica o pessoal do Foto Studio Equipe, há 40 anos no mercado.
A técnica não é nenhuma novidade, apesar de ser usada por aqui há pouco tempo. “Um pouco antes do advento da tecnologia digital emplacar, os americanos, principalmente, já se utilizavam desta técnica. Um grande problema que nós fotógrafos brasileiros tínhamos era o custo elevado dos filmes. E este fator era preponderante, pois o fotojornalismo em casamento se faz com muitos cliques e durante todo o evento”, conta Beline.
Com a chegada das máquina digitais, entretanto, o cenário mudou. “Com as câmeras digitais de alta velocidade e o baixo custo das memórias e armazenamento, tornou-se mais fácil e muito prazeroso realizar este tipo de trabalho”, complementa.
A iluminação é outro destaque dessa opção de fotografia. Nada de fotógrafos cheios de canhões de luz correndo pelo meio da festa. “O uso da luz disponível no ambiente valoriza o resultado final, pois além de não interferir no sistema de iluminação, que foi pensado especialmente para a festa, o fotógrafo passa despercebido e consegue imagens mais espontâneas”, garante a equipe do Foto Studio. Ao se aproveitar da iluminação ambiente, o profissional consegue maior naturalidade e tem mais liberdade para trabalhar.
Além da busca dos noivos por mais arte e emoção nos registros das fotos, a técnica passou a ser a queridinha dos fotógrafos profissionais. “O casamento era algo depreciado no mundo da fotografia, uma atividade considerada inferior, e os próprios fotógrafos da área contribuíam para isso, pois raramente ousavam ir além do tradicional. Hoje, a fotografia de casamento atravessou barreiras de tendência”, explica o especialista.
Por exigir lentes especiais e, muitas vezes, mais de um fotógrafo durante a cobertura da cerimônia, o fotojornalismo pesa um pouco mais no bolso. Fora isso, os álbuns também sofreram grandes alterações. Para melhor, claro! “O produto final também mudou de cara com o novo estilo de fazer casamentos. Os álbuns com fotos coladas deram lugar a livros diagramados com imagens em diversos formatos e cortes, que garantem maior valor agregado e dão maior liberdade à criatividade e a arte do fotógrafo”, explica a equipe do Foto Studio.
E para que todo o dia seja registrado e lembrado como algo mágico, feito histórias românticas de livros de literatura, o fotógrafo procura não perder nem os momentos anteriores à festa e cerimônia, como a produção da noiva e os bastidores da festa. “O fotógrafo de casamento, em certas ocasiões, pode ter que agir como um catalisador de emoções. Ele tem pouco tempo para contar uma história de amor e, muitas vezes, nem tudo o que ele espera e planeja acontece no dia da cerimônia. Com isso, as etapas de preparação do noivo e da noiva ganham importância, pois também fazem parte do grande dia”, contam os profissionais do Foto Studio.
Edson Beline - www.edsonbeline.com.br
Foto Studio Equipe - www.fotostudio.com.br
Não sabia que isso tinha esse nome.
Responder comentário | Denunciar comentárioSai do social para o artístico.\n\nÉ a evolução dos fotógrafos.!\n\nwww.souibope.com.br
Responder comentário | Denunciar comentáriolindo
Responder comentário | Denunciar comentário