As sutilezas da entrada e saída da cerimônia

Os convidados de um casamento muitas vezes nem notam a complexa organização dos protagonistas no altar. Mas para tudo correr harmoniosamente e não acontecerem desencontros, que certamente serão notados, é preciso conhecer e ensaiar os movimentos dos noivos, pais e padrinhos. Quem explica o ritual é Helena de Brito e Cunha, pioneira na organização de casamentos no Brasil.

Para ela, o número ideal de padrinhos é dois casais para a noiva e dois para o noivo. O máximo é quatro casais para cada um. Os padrinhos devem estipular uma cor de terno para todos (Helena prefere o azul-marinho, e diz que o fraque é dispensável, a não ser em casamentos grandes e muito formais), e, tradicionalmente, um cravo branco na lapela. As madrinhas devem chegar a um acordo quanto ao comprimento do vestido: longo ou longuete.

Os padrinhos devem chegar uma hora antes da cerimônia: Sempre há uma balbúrdia na sacristia, todos conversam, comentam as roupas, e tem que dar tempo de formar o cortejo, tem que estar tudo organizado quando o carro da noiva chegar. A noiva pode atrasar até meia hora, mas padrinho se atrasar é uma gafe feia.

Havendo ou não atrasos, a música deve começar a tocar na hora marcada no convite, por isso os noivos devem selecionar algumas músicas de reserva para antes da entrada dos padrinhos. Músicas diferentes devem ser selecionadas para a entrada dos padrinhos, da mãe da noiva e do pai do noivo, do noivo, das daminhas, e da noiva, para que cada entrada cause impacto.

Primeiro entram os casais de padrinhos da noiva. Se houver avós da noiva entre os padrinhos, eles devem ser os primeiros a entrar. Depois entram os padrinhos do noivo, valendo a mesma regra dos avós. As madrinhas ficam sempre à direita dos padrinhos. Conforme chegam ao altar, os casais se posicionam: os da noiva à esquerda de quem assiste, os do noivo à direita.

Em seguida entram o pai do noivo e a mãe da noiva, com ela à direita. Chegando ao altar, ambos ficam ao lado esquerdo. O próximo a entrar é o noivo, que vem de braço dado com sua mãe. Ela, mais uma vez, fica à direita dele. Eles esperam a noiva ao lado direito do altar ¿ sempre em relação a quem assiste.

Entram as daminhas e os pajens. Helena aconselha só convidar crianças a partir dos seis anos, que compreendem bem o que acontece e têm menos chance de chorar ou ter medo de entrar. Quando eles estiverem entre o meio e o fim do corredor, a noiva entra, com o pai à sua esquerda.

O noivo desce do altar para receber a noiva, cumprimentando-a e a seu pai. A noiva dá um beijo no pai antes de ser conduzida ao altar pelo noivo. Enquanto isso, no altar, o pai do noivo, que estava à esquerda com a mãe da noiva, passa para o lado direito, ficando ao lado da mãe do noivo. Depois de entregar a noiva, o pai dela toma seu lugar à esquerda do altar, junto à mãe da noiva. Os noivos finalmente ficam de frente para o altar, com a noiva à esquerda do noivo.
Durante a cerimônia, o celebrante dita as regras. Quando ela se encerra, depois do beijo dos noivos, o casal cumprimenta os pais. O mais usual é a noiva beijar primeiro os pais do noivo e vice-versa. Helena prefere fazer diferente: Não gosto quando a noiva e o noivo se separam para cumprimentar. Mal casaram e já vai um para cada lado? Ela acha mais bonito o casal cumprimentar junto, primeiro os pais da noiva, e depois os do noivo.

Após os cumprimentos, o casal se prepara para sair. Voltando aos mesmos lugares que ocupavam na cerimônia, mas agora voltados para quem assiste, a noiva passa a estar à direita do noivo. Ao lado da noiva se colocam seu pai, e, à direita dele, a mãe. Ao lado esquerdo do noivo fica sua mãe, e, à esquerda dela, o pai do noivo. Este momento pode ser aproveitado para tirar fotografias com as daminhas e pajens.
Os primeiros a sair são os noivos, seguidos pelas daminhas e pajens, os pais da noiva, os pais do noivo, e então os padrinhos, que saem alternadamente, um casal de padrinhos da noiva, um do noivo, sempre com as mulheres à direita dos homens.

Anote:
Helena de Brito e Cunha
(21) 2286-1604
(21) 2266-4006

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.