Em plena primavera japonesa, após desastre natural no país, o casal Daniela e Daniel Shimabukuro deixou a tristeza para trás e fez cerimônia e festa dos sonhos

Rito das Areias simboliza união dos noivos
Cleber Massao
Rito das Areias simboliza união dos noivos
Japão, abril de 2011. Um mês após o terremoto e o tsunami que devastaram diversas cidades japonesas, uma imagem feliz toma conta das lentes do fotógrafo especializado em casamentos Cleber Massao. Cercada de cerejeiras, em um clima de paz e serenidade, uma moderna capela de vidros na cidade de Ota-Shi – a 140 quilômetros de Tóquio – é palco de um dos momentos mais felizes da vida do casal de brasileiros Daniela e Daniel Shimabukuro (veja a galeria de fotos ao fim da página) .

Rito das Areias simboliza união dos noivos
Cleber Massao
Rito das Areias simboliza união dos noivos
Em um fim de tarde de domingo, em plena primavera japonesa, a cerimônia cristã e evangélica tomou lugar em um país de maioria xintoísta e budista. O soldador Daniel, de 22 anos, preparou tudo do jeito que Daniela, 19, sempre sonhou.

Na hora da cerimônia, o clima de tristeza que causou comoção internacional deu lugar à esperança. “Eu me desesperei tudo o que tinha direito antes, mas no dia, não! Só aproveitei mesmo, com muito frio na barriga e alegria”, conta a noiva.

Além da tragédia nacional, o desespero de Daniela foi aumentado pelo vestido de noiva. Encomendada no Brasil, a peça não chegaria a tempo para a cerimônia por conta do tsunami . “Os correios estavam uma bagunça, então preferi cancelar o pedido. Havia o risco de não chegar inteiro ou atrasar”, conta. A noiva correu contra o tempo, mas só conseguiu alugar outro modelo uma semana antes do grande dia.

Veja também: 29 vestidos para se inspirar

Em meio a cerejeiras

Os noivos escolheram a bela cidadezinha de Ota-shi, na província de Gunma, para realizar o grande sonho. O casal já residia no Japão há quase dez anos, por isso grande parte dos convidados foi do círculo de amigos brasileiros que também vivem em terras japonesas. Alguns parentes, como a mãe a irmã do noivo, além de um casal de amigos, partiram do Brasil especialmente para participar da comemoração.

Rito das Areias simboliza união dos noivos
Cleber Massao
Rito das Areias simboliza união dos noivos
A cerimônia religiosa foi feita na capela do Aqua Resort Wedding, com sua arquitetura moderna e incríveis paredes de vidro. No interior, água cristalina corre abaixo do corredor de vidro central, formando uma espécie de riacho. Na decoração, flores de tons claros davam um caráter delicado ao local, minuciosamente arrumado. “Os japoneses cumprem os horários com uma exatidão incrível, pois são muito bem organizados. Os músicos estavam de prontidão uma hora antes da cerimônia”, conta o fotógrafo Cleber Massao, que na época vivia há dois anos no país e foi o responsável por registrar o momento mais importante na vida do casal.

Veja mais: 52 arranjos de flores para casamentos

Durante o enlace, o Rito das Areias chamou a atenção. Ao som de harpas e violino, o casal mistura duas cores diferentes de areia em um único recipiente, simbolizando a união dos noivos.

Outro momento de grande emoção foi a entrada da noiva na capela ao lado da mãe, já que o pai não pôde estar presente.

Rito das Areias simboliza união dos noivos
Cleber Massao
Rito das Areias simboliza união dos noivos
A festa, realizada no hotel Tiara Green Palace, não teve comidinhas japonesas. Com amigos de diversas nacionalidades e muitos brasileiros - que, segundo ela, gostam mesmo é de fartura -, o jantar foi bem eclético, com massas, risoto, saladas japonesas, karaguê (frango frito), batata frita, hambago (hamburguer japonês com molho agridoce) e muitas frutas. “Preferimos uma festa mais tradicional. A cerimônia japonesa é muito cara, somente as roupas dos noivos já seriam metade do que eu gastei, e não é tão bonita”, opina Daniela.

Para os noivos, casar-se em outro país foi uma experiência enriquecedora e inesquecível. “Sem contar a facilidade de juntar todo o dinheiro em ‘pouco’ tempo e realizar tudo como sempre quis”, diz Daniela.



Serviço:
Cleber Massao

Tel.: 11 4746-1628 / 11 9539-3499

CURTA A PÁGINA DO DELAS NO FACEBOOK E SIGA O @DELAS NO TWITTER

ASSINE A NEWSLETTER DO DELAS

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.