Vera Simão, Constance Zahn, Lethicia Bronstein e outras experts ajudam a noiva a observar o que realmente importa

Casamento perfeito: boa comida, boa música e espírito de celebração são algumas das coisas que não podem faltar, segundo especialistas
Getty Images
Casamento perfeito: boa comida, boa música e espírito de celebração são algumas das coisas que não podem faltar, segundo especialistas
De lembrancinhas criativas ao bufê ideal , as noivas passam por verdadeiras maratonas de escolhas durante o planejamento do grande dia. Não raro, tantas decisões reforçam o estresse. Para manter o foco, perguntamos a especialistas da área o que não pode faltar em um casamento perfeito. Veja o que disseram Vera Simão, Constance Zahn, Lethicia Bronstein e outros nomes essenciais do ramo.

-- Constance Zahn, consultora de casamentos:

“Não existe regra. Hoje em dia os casamentos não seguem mais aquela forma tradicional, de antigamente, em que tínhamos que seguir os mesmos protocolos. Muitas vezes as noivas ficam preocupadas com tantos detalhes, quando o que importa mesmo são os noivos apaixonados. Pode ser o casamento mais simples possível: noivos apaixonados darão o tom para a celebração. Por isso eles devem seguir o sonho que possuem – e isso quer dizer que devem fazer o casamento com a cara deles . Quando o casamento tem a alma dos noivos, todo mundo se envolve e curte!”

-- Lethicia Bronstein , estilista :

“O que não pode faltar em um casamento perfeito é a noiva estar se sentindo linda – e com o vestido dos sonhos!”

Vera Simão: planejamento é a palavra-chave
Anna Quast
Vera Simão: planejamento é a palavra-chave
-- Vera Simão, consultora de casamentos:

“O mais importante, o que nunca pode faltar em um casamento, é o amor! Com ele o casamento será sempre um sucesso. Depois do amor, em segundo lugar vem o planejamento . Da fantasia, do sonho do casamento, para a realidade. O primeiro passo, portanto, é definir quanto os noivos querem e podem gastar com a celebração. Feito isso, sugiro sempre às noivas que comecem a preparação do casamento com um ano de antecedência : é o tempo certo e suficiente para a noiva poder pesquisar todos os itens que irão compor a celebração. Com o casamento todo organizado, o sucesso é garantido.”

-- Sandra Zlotagora Pessini e Elodie Pérignon, sócias do Lista Perfeita :

“O casamento se tornou o grande evento social e familiar do casal, mas é, antes de tudo, a celebração de uma união: os casamentos mais perfeitos, em nossa opinião, são aqueles em que o amor e a emoção dos noivos transparecem. Mas é preciso planejar a celebração perfeita. Primeiramente, casamentos com 500 e até mesmo mil convidados são lindos, mas achamos melhor convidar 80 pessoas e recebê-las bem do que organizar um megaevento e não poder dar atenção a todos . Além disso, um bom fotógrafo é essencial para registrar o momento e as emoções. Afinal, a cerimônia e a festa sempre passam rapidamente e as fotos constituem uma lembrança incrível por muitos anos.”

-- Fernanda Floret, autora do Vestida de Noiva:

“Hoje em dias as noivas inventam bastante moda, mas o mais importante para um casamento perfeito é simples: ter um casal apaixonado que esteja curtindo o momento. E em termos de festa, o essencial é ter boa música, boa comida e boa bebida . As noivas não precisam se apegar em terem a lembrancinha mais original do mundo, em surpreenderem no vestido ou em terem mil e uma atrações musicais. Não é nada disso que garante uma boa festa. Se esses diferenciais forem a cara dos noivos, legal. Mas é importante lembrarmos que os anfitriões são a alma do casamento. Menos, nesta hora, é realmente mais.”

Beatris De Michelli: detalhes com toque familiar
Arquivo pessoal
Beatris De Michelli: detalhes com toque familiar
-- Beatris De Michelli, decoradora:

“O que com certeza não pode faltar em um casamento perfeito são detalhes com um toque familiar, como fotos de família em porta-retratos . Fragrâncias e objetos de família formando a decoração também ajudam a compor um ambiente aconchegante. E é preciso fazer a composição correta das cores de acordo com o gosto dos noivos, além de combiná-la com as flores , claro.”

-- Danielle Andrade, chef pâtissier da Danielle Andrade Sweet & Cake:

“Em minha opinião, além do amor, não pode faltar uma mesa linda e farta de doces para os convidados se deliciarem depois do jantar e ao longo da festa!”

Leia também
Qual o melhor vestido de noiva das novelas? Vote
Como casar gastando pouco

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.