Além de planejamento e criatividade, noivos vão precisar de tempo e pesquisa para fazer pessoalmente detalhes da decoração
O nome já diz tudo: para personalizar a celebração, noivo e noiva botam a mão na massa e preparam, eles mesmos, alguns detalhes artesanais, se envolvendo ao máximo com os preparativos e contando com a ajuda de amigos e familiares. O resultado é uma cerimônia única, bem ao estilo dos noivos.
Leia também: Tendências para casamento em 2012
De acordo com Constance Zahn, autora do blog que leva o seu nome e fala sobre tendências de casamentos, o “faça você mesmo” torna a estética da cerimônia mais natural e descolada e é cada vez mais conhecido. “Quando comecei o blog em 2007, ninguém usava esse termo. Mas agora ele já está mais popularizado”, afirma ela.
Organizar e se envolver com tantos detalhes requer tempo e muita disposição. “Se eles têm esse tempo livre, devem se envolver sem medo”, afirma Vera Simão, idealizadora do evento CASAR e assessora de eventos. O ideal é evitar ser o responsável por tarefas muito complexas e arriscadas de última hora, como os doces e o bolo da festa – a não ser que a noiva ou o noivo sejam experts na área.
Mãos à obra
Júnia Lane é fotógrafa e teve a colaboração de amigos e familiares para preparar o seu casamento. Em viagem a Nova York, comprou vários objetos para decorar o ambiente da sua festa, como porta-retratos, suporte para doces e bolos, papéis decorados e vasos. “O mercado nacional de noivas é muito padronizado, fica difícil achar coisas diferentes”, afirma Júnia.
Leia também: Como sair bem na fotografia do casamento
Antes de arregaçar as mangas, os noivos devem começar o planejamento com a lista das matérias-primas: flores, vasos, garrafas, papéis diversos e outros detalhes. A melhor opção é pesquisar mercados, lojas online, brechós e checar se algum parente próximo pode ajudar com as tarefas. “A internet ajuda muito neste aspecto e pesquisar é importante”, ressalta Vera Simão.
Leia também: Cardápio para um casamento moderno
Salão de beleza e confeitaria em casa
Se a noiva tiver o hábito de se maquiar, pode fazer como Larissa Banister, advogada que se casou longe de casa, na Inglaterra. Ela dispensou a ida ao cabeleireiro e se preparou sozinha. “A minha razão principal para fazer as coisas por conta própria foi mesmo o aspecto financeiro”, afirma ela.
Nesta estação, a tendência é usar cabelos soltos e maquiagens despojadas , que não exigem muito da noiva. Fazendo a própria maquiagem, é possível evitar a frustração de uma maquiagem exagerada ou que não tenha nada a ver com o seu estilo.
Além do cabelo, unhas e maquiagem, Larissa preparou brigadeiros para os convidados ingleses. “Eles ficaram encantados, porque é algo que não existe nos casamentos da Inglaterra”, completa ela. Os doces simples foram uma surpresa para os convidados e agradaram tanto os ingleses como os brasileiros.
Leia também: 10 ideias de penteado para noivas
Leia mais
5 passos para personalizar seu casamento sem gastar muito
11 ideias para noivas ecochics