Veja ideias para substituir a chuva de arroz na saída da igreja e celebrar a união com outros belos efeitos visuais

A origem da chuva de arroz na saída da igreja está ligada à tradição chinesa, em que o cereal simboliza prosperidade e fartura. Mas há alguns pontos negativos: os pequenos grãos ficam presos no cabelo, no vestido da noiva e ainda podem machucar o casal. Para não deixar a saída dos noivos passar em branco, é possível escolher outras “chuvas”, menos arriscadas e até mais românticas. Que o digam as noivas.

Bolhas de sabão: alternativa cênica à chuva de arroz
Getty Images
Bolhas de sabão: alternativa cênica à chuva de arroz

Laís Valle, militar, não planejava ter uma chuva de arroz no dia do seu casamento. “Eu sabia que faria muita sujeira”, explica ela. O marido, porém, fazia questão de ser recepcionado com a tradição. Pela quantidade excessiva ou pela força desmedida com que foram arremessados, os grãos de arroz ficaram presos no coque da noiva e grudaram até no batom que Laís usava. O noivo tampouco escapou e ficou com alguns na roupa. “Consegui tirar os grãos mais visíveis. Mas foram quatro horas de festa e eu ainda tinha arroz no corpo“, relembra Laís.

Laís e o marido recebendo uma verdadeira tempestade de arroz
Arquivo pessoal
Laís e o marido recebendo uma verdadeira tempestade de arroz
A analista de sistemas Catarina Venturelli também não queria a chuva com arroz em seu casamento, mas foi surpreendida por familiares. “Fazia muito calor e os grãos ficavam grudando no meu corpo, além de entrarem na minha trança”, conta ela. Carina também temia escorregar, já que o chão ficou escorregadio e ela usava sapatos de salto alto. Resultado: uma fã a menos da tradição.

Confetes grandes, em formato de coração, dão um belo efeito a cerimônias noturnas
Madalena Leles
Confetes grandes, em formato de coração, dão um belo efeito a cerimônias noturnas
“Hoje em dia, a chuva de arroz é proibida em grande parte das igrejas”, afirma Fernanda Barreto, assessora de eventos. A sujeira do arroz fica no saguão da igreja e torna-se um desconforto para a noiva seguinte, que pode escorregar, já que o chão fica ainda mais liso. Pétalas de rosas e bolhas de sabão podem deixar a saída dos noivos mais divertida, sem se tornar um incômodo para os demais.

Para cerimônias noturnas em locais fechados , como igrejas e salões, uma recepção com mais brilho e destaque é o indicado. “O sparkler (velas que soltam faíscas) dá um efeito bonito e não faz nenhuma sujeira”, aconselha Fernanda. “ Confetes em formato de coração também são ótimos para a noite e ficam bacanas na fotografia de casamento”, acrescenta Kalinka Cope, assessora de casamentos.

Celebrações ao ar livre, como no campo ou na praia , pedem por uma recepção com pétalas de rosas ou bolhas de sabão . “Bolhas de sabão são as mais escolhidas, mesmo em cerimônias noturnas. Mas aí não são tão indicadas”, diz Kalinka Cope. A noiva não precisa se preocupar com manchas na roupa ou chão escorregadio: a quantidade de sabão utilizada nestes produtos é mínima. “As pétalas fazem mais o estilo da noiva clássica”, pontua Fernanda.

Se a noiva ainda assim quiser receber a chuva de arroz, pode testar um formato diferente de grão. “O casal pode escolher o arroz em formato de coração, que é diferente e não incomoda tanto”, afirma Vera Sartori, assessora de eventos. Porém, se a cerimônia acontecer em uma igreja ou salão, não se esqueça de combinar a limpeza do ambiente com alguém responsável pela organização do casamento.

Leia também
Guia do Casamento: ideias, dicas e soluções para a noiva planejar o grande dia
Agenda da Noiva: o que fazer mês a mês até o casamento

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.