Consultora top responde questões sobre etiqueta e trajes para noivas e convidados

O buquê da noiva tem que seguir a linha da decoração da igreja?
Não. O buquê precisa combinar com o estilo e a roupa da noiva. Na hora da escolha é importante analisar aspectos como durabilidade, aroma e flores da estação. É importante também respeitar a proporção entre o tamanho do buquê e o tipo físico da noiva. Noivas que são mignon não devem optar por buquês muito grandes, assim como mulheres de aparência mais robusta precisam evitar os pequenos arranjos florais.

Os noivos têm que pagar o traje dos daminhas e pajens?
Tudo depende de cada família e da condição financeira. Se as pessoas que convidam podem fazer esta delicadeza é sempre muito bem vinda. Mas isso é acertado entre as pessoas. Não é uma regra.

É deselegante escolher as cores dos vestidos de madrinhas e mães?
Tirando o preto e o branco, cor exclusiva da noiva, não se deve repetir cores no altar. Para isso valem algumas regras na hora da escolha. A noiva pode indicar duas cores, uma para cada lado do altar e pedir, apenas, que as mães e madrinhas decidam a tonalidade. Outra opção é deixar a cor ao gosto da convidada. Tudo isso pode ser definido com bastante descontração, em uma das festas que precedem o casamento, como o chá de cozinha.

O preto é proibido para a madrinha?
Sim, essa cor dever ser sempre evitada por quem vai estar no altar.

Vera Simão é uma das consultoras de casamento mais requisitadas do Brasil
Divulgação
Vera Simão é uma das consultoras de casamento mais requisitadas do Brasil
Sou convidada. Posso trocar o longo pelo longuete?
Depende do tipo de casamento. Casamentos muito formais exigem o longo.

É obrigatório o uso do véu ao entrar na igreja?
Véu é indispensável nos casamentos que começam à tarde e à noite, mas sempre de tecido leve. Se a noiva tiver rosto redondo, deverá usar o véu atrás da cabeça. Para quem tem rosto fino a boa pedida é usá-lo no alto da cabeça.

As mães dos noivos devem combinar a cor do vestido?
Sim. Quem escolhe primeiro é a mãe da noiva, em seguida a mãe do noivo e então as madrinhas.

Minha festa será só para família. Como avisar os amigos do trabalho de forma delicada?
Você pode dizer que será uma cerimônia com festa muito íntima. Se puder, reúna-se com seus amigos para uma pizza antes, um encontro informal, para comemorar. Eles vão ficar muito felizes com esse carinho.


Quantos casais de padrinhos podemos convidar para a cerimônia religiosa?

Sempre o número adequado ao local. Não exagere. Eu gosto de dois casais de cada lado.

A noiva pode casar com vestido curto em qual ocasião?
Os vestidos da noiva podem ser de mil formas diferentes. O que conta é que o modelo escolhido reflita o estilo da noiva e esteja adequado ao manequim dela. A grande dica para evitar arrependimentos é escolher um modelo clássico, que nunca sai de moda.

Durante o dia a noiva pode usar brilho no vestido?
Para casamentos na parte da manhã a noiva pode usar rendas, bordados de linha, aplicação de pérolas ou pedras matizadas (sem brilho) - elas são suficientes para dar um toque a mais ao modelo. As flores em tecido também caem muito bem. Se o casamento for à tarde, e como a festa invade a noite, a noiva pode usar fitas, drapeados, pérolas, pedras matizadas, cristais ou um bordado diferenciado.

Qual é a forma mais elegante de usar luvas e com quais modelos ela combina?
Tudo de depende do estilo do vestido que a pessoa está usando. É um item que se deve tomar muito cuidado, pois pode ficar cafona caso a noiva não tenha atitude para usar este acessório.

Como pedir viagem de lua-de-mel em vez de presente sem ficar chato?
Hoje em dia é normal a lua-de-mel estar na lista de presentes e existem muitas empresas oferecendo este serviço. Assim fica mais prático e barato para quem vai dar este presente.

Quais são os três itens mais caros da festa de casamento?
Em geral alimentação e bebidas, decoração, seguida por foto e filmagem.

Como evitar que os bem-casados evaporem? Quantos comprar por pessoa?
Para isso não há regra. Quando você distribui doces ou bem-casados como lembrancinha, deve colocar uma pessoa na mesa que fique responsável pela entrega de maneira educada e simpática. O ideal é calcular três unidades por pessoa para que não falte.

Fica feio se a mãe da noiva não usar salto alto?

Não. Se ela tiver algum problema de saúde e não puder usar salto, tudo bem. Mas tem que estar vestida de acordo.

Ainda é comum passar a gravata do noivo entre os convidados para arrecadar dinheiro?
É uma situação deselegante e constrangedora. As pessoas já investiram em presente, roupas, maquiagem, entre outros itens.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.