Com criatividade, é possível montar cardápios diferenciados, mas muito gostosos, para convidado nenhum botar defeito

Canapé com legumes e aves: uma ótima aposta para quem quer um cardápio light
Divulgação
Canapé com legumes e aves: uma ótima aposta para quem quer um cardápio light
Nem só de petiscos fritos e massas pesadas é feito o cardápio de um casamento. Os pratos não precisam ser super calóricos, mas devem ser sempre bem montados e gostosos. “Acredito que não existem vilões na comida”, diz Letícia Matsula, banqueteira da Cozinha da Matilde . “A vilania começa quando baseamos nossa alimentação em cima de um único grupo alimentar, seja ele qual for. Quando a comida é feita combinando vários grupos, além de mais saudável, fica muito mais saborosa”.

Isso significa que os ingredientes mais calóricos, como frituras, gorduras, queijos amarelos e embutidos, não precisam ser cortados do cardápio, desde que não predominem e sejam combinados com verduras, legumes, carnes magras e frutas, por exemplo.

Apresentação

“O capricho na hora de apresentar os pratos pode fazer toda a diferença, afinal, como diz o ditado, ‘nós comemos com os olhos’, diz , a nutricionista e mestre em saúde pública Maria Fernanda Elias.

Folhas para um cardápio mais leve
Divulgação
Folhas para um cardápio mais leve
Canapés

Uma boa forma de deixar as entradas mais leves é trocar as torradas comuns por integrais ou de pão folha torrado. Para o recheio, a dica de Flora Spolidoro, proprietária da confeitaria Day by Diet , são aves e peixes defumados com cream cheese, queijo cottage ou ricota em pasta.

Mini saladas montadas em copinhos costumam fazer sucesso, tanto pelo sabor quanto pelo apelo visual. Letícia também recomenda canapés que mesclem frutas com ingredientes salgados, como pêra com presunto de Parma, hortelã e emulsão de balsâmico e manga grelhada com tomilho e baby agrião.

Jantar

Para uma refeição saudável e gostosa, Maria Fernanda Elias sugere pratos elaborados com hortaliças, como aspargo, alcachofra, palmito e folhas.

“No verão é muito mais fácil emplacar um menu light, já que o calor combina com alimentos leves como saladas, peixes e frutas”, diz Letícia. “O inverno pede mais ‘sustança’, o que não significa necessariamente comida pesada. Sopas são opções muito bacanas, muito saborosas e que podem ser pouco calóricas”.

Quem optar por massas pode substituir molhos à base de leite e creme de leite, como bechamel, quatro queijos e hollandaise, por molhos de tomate, como sugo e bolonhesa.

Doces

Até os doces podem fugir do estigma de vilões do cardápio. “Os docinhos e bolos do casamento feitos com frutas secas e castanhas são os mais calóricos”, diz a cake designer Fabíola Toschi . “Prefira os de frutas e tarteles leves”.

A noiva Maite Jurado, que se casa em março de 2011, já escolheu seu cardápio. Por ser diabética, optou por mesclar doces diet e comuns, dando prioridade aos feitos com frutas, como os de maracujá. “Assim, há opções para todos”, diz.

Bebidas

As bebidas alcoólicas são um dos itens mais calóricos de um casamento. "Um grama de álcool tem quase a mesma quantidade de calorias que um grama de gordura”, diz a nutricionista e mestre em saúde pública Maria Fernanda Elias.

Apesar de mais light que as destiladas, como vodca e uísque, o vinho e a cerveja acampam se tornando opções tão calóricas quanto, por serem consumidas em maior quantidade. A dica é mesclar essas bebidas com outras, mais leves, como o saquê e o champanhe.

Para completar, uma bela seleção de sucos de frutas e drinques sem álcool deixa a carta de bebidas mais light.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.