Quando o céu é o limite, aposte em itens exclusivos e amplie a variedade

Itens sofisticados, ingredientes caros e exclusivos, quantidade e qualidade lá em cima fazem um jantar de casamento glamouroso. Se este é o seu caso, veja o que você pode oferecer aos seus convidados, segundo o buffet Charlô.

1. Orçamento econômico: cardápio com prato único

“Além de ser um prato bonito, brasileiro e único, o picadinho é econômico”, conta o próprio Charlô Whately. Outra opção com um toque mais exótico é o cozido com curry. Porém o chef adverte que estes são pratos adequados para festas com, no máximo, 100 pessoas, quando você conhece bem os convidados e sabe que eles não têm frescura. “O brasileiro é enjoado para comer”, brinca.

Coquetel
Canapé de carpaccio tradicional; duo de queijo chevre e tomatinho; coxinha de galinha especial com molho picante; crocante de queijo brie com geléia de pimenta; biju com parmesão; pasteizinhos variados e croquetinho com dip de mostarda.

Charlô Whately: brasileiros são exigentes
Divulgação
Charlô Whately: brasileiros são exigentes
Buffet
Bouquet de folhas verdes com figos grelhados, lascas de Parmesão, nozes e chips de presunto cru; atum e salmão selado com molho teryaki; torta de cogumelos; picadinho paulista na ponta da faca; farofa rica; couve crisp; banana à milanesa; pasteizinhos variados; ovinhos de codorna fritos ao momento; arroz branco e caldinho de feijão.

Sobremesas
Mil folhas de doce de leite; souflê de chocolate com creme inglês e farofa de pistache; mousse de queijo branco e goiabada; sorvete de coco; sorvete de framboesa; frutas frescas com calda de tangerina; café com paçoquinhas de chocolate e suco de tomate.

2. Orçamento médio: cardápio com prato passado

Anote aí: se você optar por uma ilha de aperitivos farta variada, economizará na quantidade de salgadinhos servidos no coquetel, o que contribui para otimizar o orçamento. “Além disso, servir uma sobremesa única na mesa também é sábio”, aconselha o chef. Sobremesas que nunca saem de cena e agradam a maioria dos paladares, portanto, podem ser passadas tranquilamente: fondant de chocolate, mil folhas de coco com calda de abacaxi ou pudim diplomata com creme inglês.

Variedade ampliada de docinhos e sobremesas no menu luxuoso
Divulgação
Variedade ampliada de docinhos e sobremesas no menu luxuoso

Coquetel
Crocante de camarão com pesto de rúcula, duo de queijo chevre e tomatinho; batatinha com creme de bacalhau e rolinho de bresaola com aspargos.

Ilha de Aperitivos

Caprese desestruturada na tacinha (mousse de tomate e mousse de queijo); ovas de salmão com blinis e creme azedo; gravlax de salmão; terrine de figo com presunto cru; brie quente com mel e pistache; caçarola de cogumelos variados; tian de rosbife (finas fatias de rosbife com pesto suave de rúcula) e cesto de pães, torradas e grissinis variadas.

Prato Passado
Torteloni de chevre com molho de limão siciliano e iscas de mignon com risoto de açafrão e aspargos.

Sobremesa Volante
Fondant de chocolate com calda de frutas vermelhas e saladinha de frutas na taça.

Antepastos grelhados no buffet em quatro pontos do salão
Divulgação
Antepastos grelhados no buffet em quatro pontos do salão
3. Orçamento alto: grande buffet

Quando o orçamento não é problema, vale oferecer aos convidados o que há de melhor. O chef indica algumas medidas: caso seja servido um prato único, escolha 10 itens para o coquetel, principalmente tacinhas com cremes e shots de pequenas porções. Oferecer deliciosos petiscos e uma ilha de aperitivos farta é uma opção para quem deseja impressionar e gastar menos.

Boas-vindas
Água com perfume de limão siciliano; água com perfume de limão; suco de abacaxi com hortelã; suco de uva com água de coco e bowl de morangos.

Coquetel
Duo de tomatinho e queijo chevre; tartelette de aipim com azeite de trufas e queijo reggiano; folhadinho de gruyère e presunto cru; coxinha especial com molho picante; batatinha com cream cheese e cebola caramelada; crocante de queijo brie com geleia de pimenta e vol au vent de cogumelos variados.

Grande buffet, espalhado por quatro pontos no salão
Pirâmide de salmão com creme azedo e blinis; ovas de salmão; atum selado com molho teriyaki e tartar de beterraba; antepastos variados grelhados (abobrinha, berinjela e tomate assado); terrine de figo com presunto cru; terrine de tomates com buffalina e baby rúcula; salada de grãos com abobrinha, damasco e chips de alho porró; salada de codorna confit; pernil afiambrado com maçãs vermelhas e farofa especial; tian de rosbife com pesto; plateau de queijos especiais, frutas secas e uvas com mel trufado; polenta mole com ragu de cogumelos trufados ou ragu de bacalhau e cesto de pães, pumpernickel, torradas e grissinis variados.

Mais tarde no buffet...
Robalo no sal grosso com molhos de vinho branco e ervas ou manteiga e alcaparrones; mignon de cordeiro ao molho de flor de tomilho; batatas campestres (batata canoa com cogumelos) e risoto de pontas de aspargos frescos.

Sobremesa
Bolo suflê de chocolate com creme inglês e farofa de pistache; tarte tatin; mil folhas de doce de leite; charlotte de goiaba com calda quente de goiabada; torta de figo e crème brûlée; sorvete de arroz doce; frutas frescas com chá de hortelã; mesa de café e chá com petit fours.

Leia também
Guia do Casamento: ideias, dicas e soluções para a noiva planejar o grande dia

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.