Especialistas respondem se os ternos claros são mesmo proibidos para os homens no altar

O aviso para os noivos é simples e direto: roupa branca no dia do casamento não é a melhor opção. “Além de rivalizar com o vestido da noiva, o terno claro não é considerado de bom gosto”, diz a consultora de casamentos Carla Fiani, da Wedding & Co.

Terno branco não é o traje indicado para os noivos mesmo para casamentos durante o dia
Getty Images
Terno branco não é o traje indicado para os noivos mesmo para casamentos durante o dia
“Noivo de terno branco como noivo de bolo é de doer. Eles ficam infantilizados e parecem que estão fazendo primeira comunhão e não assumindo o primeiro grande compromisso com a vida adulta masculina”, avalia a consultora de moda Gloria Kalil .

E não vale achar que só o branco está vetado: bege, gelo e outros tons também não são recomendados. “Mesmo que o casamento seja durante o dia use pelo menos um cinza médio. Quanto mais a noite for o casamento, mais escura será a roupa”, explica Élide Helzel, assessora de noivas da loja Nova Noiva.

Além de exigências religiosas, as exceções são as cerimônias com o pé na areia, que aceitam branco. Mas o terno continua de fora! “Use uma bata ou algo mais moderno”, sugere a assessora.

Apesar dos conselhos, ainda há homens que insistem em usar um terno claro, por vaidade ou desejo. É o caso do jogador de futebol Alexandre Pato, que casou de branco. “Casamento é sonho. Se o homem quiser muito usar um terno branco, quem vai dizer que não pode?”, diz Élide.

Caso o futuro marido esteja insistindo no visual claro, uma conversa sincera pode ajudar. “Mostre que os dois farão um contraponto lindo se estiverem com cores opostas, um com tom claro e outro escuro”, aponta Carla Fiani.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.