Receita tradicional ganha adaptações para as festas de casamento. Veja 24 sugestões que vão do clássico a versões mais sofisticadas

Sabor de infância. Se pedissem para os brasileiros descreverem o brigadeiro em poucas palavras, talvez essa seria a definição mais comum. Mas o doce vai além da infância e invade a vida adulta de muitos casais. Poucas noivas dispensam uma mesa de doce repleta de brigadeiros na festa de casamento e os convidados agradecem.


“É um sabor da infância, das festas de família, da tarde relaxante com os amigos. O brigadeiro está sempre relacionado a bons momentos, além de ter um sabor delicioso”, conta Manuela Tricca Durães, chef de confeitaria na Le Malu Ateliê de Bolos e Doces.

“Já chegamos a montar uma mesa com três mil doces, sendo que 2900 eram brigadeiros belga, tradicional, branco entre outros”, conta Giuliana De Salvo, sócia da pâtisserie especializada em doces finos Suzana Pimenta. “Sem dúvida é o doce mais pedido não só em casamento, mas em todo tipo de festa”.

A securitária Clarissa Lucile Bento Jachtchenco, 33, fez questão de incluir o doce em seu casamento. “Eu quis brigadeiros porque todo mundo adora. E o brigadeiro foi um dos poucos doces que acabaram”, afirma.

Teste: qual seu estilo de casamento ideal?

Docinho tradicional ganhou roupagem e toques sofisticados para chegar às mesas de casamentos
Bruno Zanardo/Fotoarena
Docinho tradicional ganhou roupagem e toques sofisticados para chegar às mesas de casamentos

Menos doce

Apesar de popular na versão original, releituras sofisticadas do doce foram uma evolução natural para acompanhar o requinte de uma festa de casamento. “O que faz mais sucesso é o de chocolate belga. Ele mantém o sabor do brigadeiro, mas um pouco menos doce”, afirma a doceira Caroline Melo da Carol Melo Doces.

A psicopedagoga Andreia Cortez, 32, vai se casar no ano que vem e já declara preferência explícita pelo doce. “Não tem como não amar brigadeiro. É um doce simples, mas maravilhoso. O que pode mudar são os confeitos, mas faço questão da massa tradicional. Nunca vai sair de moda”, afirma.

Leia também

70 vestidos de noiva de estilistas

10 ideias de unhas para noivas

O rei da mesa

A chef do Le Jardin Secret Fernanda Rosset observa a presença maciça do doce em festas de casamento, mas a preferência pelo tradicional dá sinais de mudança. “O brigadeiro está sempre presente na mesa de doces, mas não mais em seu formato original. Hoje, encontramos o doce com diversos ingredientes e formatos. Isso acaba tornando o brigadeiro um doce mais fino”, afirma.

Mas será que algum dia o brigadeiro pode perder o seu reinado? “Atualmente o doce é uma tendência e isso deve passar. Mas o brigadeiro é parte integrante da vida do brasileiro desde que somos muito pequenos, por isso acredito que sempre haverá um lugarzinho para ele nas mesas de doces de casamentos por todo o Brasil”, afirma Giuliana, da Suzana Pimenta.

Leia também

Agenda da Noiva: o que fazer mês a mês

Guia do Casamento: ideias, dicas e soluções para a noiva planejar o grande dia

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.