Teresinha Nigri dá dicas para uma decoração de casamento perfeita

Além de deixar o visual atraente, casal deve pensar no conforto dos convidados e evitar erros comuns

Giovanna Tavares - iG São Paulo |

Decorar o casamento não é uma missão tão simples assim. Além de deixar o ambiente bonito e de acordo com o estilo do casal, profissionais da área e noivos precisam atentar a outros detalhes: a viabilidade do projeto. Há espaço para todos circularem? Caixas de som estão limitadas à pista de dança?

Divulgação
O ambiente da festa de casamento pode ser requintado e, ao mesmo tempo, confortável

Estas e outras questões estão sempre na mente da arquiteta e decoradora Teresinha Nigri, que lança hoje o livro “Teresinha Nigri Em Festas” (Victória Books), com fotos de 20 projetos de decoração assinados por ela. Com 25 anos de experiência na área, Teresinha deu dicas preciosas sobre o que não pode faltar nos ambientes de cada estilo e revelou quais são os erros mais comuns cometidos pelas noivas na decoração da festa. Leia entrevista e veja as fotos no final da página.

Veja também: 52 arranjos de flores para casamentos de todos os gostos 

iG: Como é o ambiente da festa de casamento ideal?

Teresinha Nigri: Não é só uma festa bonita que fica na memória das pessoas. Elas querem sair de lá com a sensação de que passaram uma noite confortável, principalmente. Os convidados também esperam ter um ambiente agradável para se conversar, sem ter que falar mais alto que as caixas de som.iG: Que fatores devem ser priorizados ao planejar o ambiente da festa?
Teresinha Nigri: Dois detalhes são muito importantes. É preciso deixar a decoração harmoniosa, ou seja, evitar excessos e confusões de estilos. Se a noiva quer seguir uma linha clássica, não pode incluir na lista elementos rústicos. Outra questão é a logística: não adianta ter uma decoração incrível, se os convidados e funcionários não conseguirem circular livremente pelo local. 

iG: Quais são os erros mais comuns nessa área?

Teresinha Nigri: Essa confusão de itens de diferentes estilos é muito comum entre as noivas. Algumas querem peças rústicas, mas também lustres de cristal, o que deixa o ambiente estranho. As decorações acabam pecando pelo excesso de informação.

Veja também: inspire-se com 110 modelos de vestidos de noiva

iG: Existe algum estilo vetado na decoração do casamento? 

Teresinha Nigri: Não existe um estilo proibido. O profissional responsável por este trabalho deve ser flexível e orientar a noiva, mas nunca impor o seu estilo à decoração do casamento. Aquele é o sonho da noiva, não do decorador, e o gosto de uma pessoa não pode ser discutido. O resultado deve ser viável e dentro dos planos do casal.

iG: Quais são as tendências da área?

Teresinha Nigri: Há uma tendência em decoração com muitas velas, além de lustres de cristal, que podem ficar mais arrojados. As noivas querem uma festa luxuosa, mas com toques modernos, como mesas de vidro e cadeiras de acrílico.

iG: Quais os elementos que você recomenda para uma cerimônia tradicional?

Teresinha Nigri: Esse tipo de festa pede um ambiente com lustres de cristal, candelabros e muitas flores nobres em tons claros. Se for possível, cortinas para deixar o ambiente mais agradável e paredes forradas com drapeados.

iG: E para uma cerimônia moderna?

Teresinha Nigri: Se a noiva quiser dar um visual de discoteca ao ambiente, pode investir em uma decoração com muitos detalhes em preto e evitar flores muito clássicas e em abundância. Velas também podem deixar a cerimônia mais moderna, dispostas em uma linha reta, por exemplo. Nada precisa ser muito comportado nessa decoração.

iG: E os elementos indispensáveis para ambientação de uma cerimônia rústica?

Teresinha Nigri: Flores tropicais são excelentes opções, pois farão contraste com o tom dos móveis de madeira pesados. Galhos e tapetes de sisal também podem ser utilizados, mas nada de velas ou itens que remetam a uma cerimônia de outro estilo. 

Candelabros são uma opção chique para a decoração. De Teresinha Nigri de casamentos tradicionais. Foto: DivulgaçãoDecoração do casamento deve priorizar o conforto dos presentes, com amplos espaços para circulação. De Teresinha Nigri. Foto: DivulgaçãoO ambiente da festa pode ficar mais aconchegante com cortinas e paredes forradas com tecidos drapeados. De Teresinha Nigri. Foto: DivulgaçãoArranjos de flores e velas são opções para uma cerimônia tradicional. De Teresinha Nigri. Foto: DivulgaçãoArranjos aéreos com folhagens também podem decorar a festa de casamento. De Teresinha Nigri. Foto: DivulgaçãoReserve as caixas de som para a pista de dança e crie ambientes para que convidados possam conversar. De Teresinha Nigri. Foto: Divulgação


Serviço
Lançamento “Teresinha Nigri Em Festas”
Dia 08/05, terça-feira
Horário: 17h às 22h
Local: Buffet França – Avenida Angélica, 750, Higienópolis – São Paulo

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave

Notícias Relacionadas


    Mais destaques

    Destaques da home iG