Chás de cozinha diferentes conquistam noivas e convidadas

Vale a pena acrescentar a uma agenda já lotada as preocupações com mais um evento? Noivas dizem que sim – e explicam por que

Júlia Leão, especial para o iG São Paulo |

Getty Images
Chá de cozinha: opções diferentes das brincadeiras tradicionais ganham as noivas
O chá de cozinha, famosa reunião normalmente ocorrida quinze dias antes do casamento, é uma tradição entre as mulheres desde a Idade Média. Nos anos 50, nos EUA, o encontro virou uma festa entre amigas – mas continua com o objetivo principal de equipar a casa do novo casal. A reunião é animada por jogos de adivinhação e castigos para a noiva que não acerta qual é o presente oferecido. Mas se você não está muito interessada em tentar descobrir se o embrulho que tem em mãos é um ralador de queijo ou uma colher de pau, pode tentar uma comemoração diferente.

Leia mais: a etiqueta do chá de cozinha

Não precisa fugir totalmente da tradição, mas é possível dar à festa um toque contemporâneo. Muitos casais preferem unir noivo, noiva e os amigos dos dois em um chá bar, no qual os convidados levam, além dos utensílios domésticos, artigos para o bar do casal – como taças e copos para cada tipo de bebida, abridores de garrafas e até garrafas dos drinks que o casal mais gosta.

Já quem prefere celebrar só entre mulheres pode optar pelo chá de lingerie. O objetivo é presentear a noiva só com lingeries e utensílios para se usar a dois. 

Também é possível organizar uma festa que mescle mais de um chá. Foi o que fez a designer de moda Camila Coutinho, autora do blog Garotas Estúpidas, ao comemorar seu “chá de pangerie”. “Minhas amigas fizeram meu chá surpresa. Foi emocionante e super original. Aconselho toda noiva a parar um tempo, mesmo com a loucura dos preparativos para a festa, e fazer um encontro. Simples ou não, a confraternização vale a pena”, conta.

Para Camila, o melhor do evento foi o cuidado das amigas organizadoras com os pequenos detalhes. Atenciosas, elas prepararam desde o convite, personalizado (cada uma ganhou uma camiseta com uma foto das amigas), até a escolha dos doces e salgados. 

Baixe e imprima uma lista para chá de cozinha

Brincadeiras e atrações

As brincadeiras também foram planejadas com capricho. “Em um dos jogos eu escolhia, dentro de um saco, lingeries que achava a cara de cada uma das minhas amigas. Depois, elas tinham que vestir e desfilar com o look. Quem não topasse virava um copo de vodka”, descreve. Camila passou quase a festa toda dentro de uma jaula e ainda foi brindada com a presença da cantora Gretchen e de uma dragqueen.

Arquivo pessoal
A noiva se diverte ao lado de Gretchen e de uma drag queen em seu "chá de pangerie"


O importante nos chás, sejam eles de lingerie ou bar, são justamente as brincadeiras e as surpresas para os noivos. No chá bar, por exemplo, é comum os amigos do noivo se juntarem às amigas da noiva para propor brincadeiras com o anfitrião. Em meio aos convidados, ele deve adivinhar o presente em mãos sem apalpar mais de uma vez. Caso o palpite seja errado, ele também paga uma prenda.

“Fiz um chá bar pois não queria que meu marido fizesse despedida de solteiro. Juntei o útil – ganhar os presentes para a casa e para nosso bar – com o agradável – estar entre amigas, amigos e ainda poupar nosso relacionamento de uma briga antes do casamento”, brinca a diretora de marketing Vitória Oliveira. 

Para ela, o real motivo de juntar todos no evento foi trazer um pouco do espírito tradicional das noivas para o universo masculino. “Acho a confraternização tão boa, então porque não juntarmos todo mundo? Ao final do meu chá bar saímos eu e meu noivo cheios de marca de rolhas no rosto, com algumas sacolas lotadas de presentes e boas histórias”. 

De qualquer maneira, seja com um chá de lingerie, panela, bar ou pangerie, a comemoração é uma ótima forma de descontrair o nervosismo que antecede a tão esperada data. É uma forma de prestigiar os noivos, juntar os amigos e comemorar de forma divertida e original a prévia da união.
 
Lista de chá online

Pensando nessa nova forma de chás, a magazine Marisa criou em seu site oficial uma plataforma na qual as noivas fazem sua lista de chá de lingerie online. Basta se cadastrar, gratuitamente, e colocar a data limite da compra de lingeries. Para não haver nenhum contratempo com o tamanho do manequim, o site ainda disponibiliza as medidas de busto, cintura e quadril. As noivas mais exigentes podem ainda colocar o tipo de peça, cor e tecido que mais agrada a ela e ao parceiro. 


Leia também

Mais ideias para chá de cozinha
Ideias das feiras de noivas: véu de led e outras novidades
 

Notícias Relacionadas


    Mais destaques

    Destaques da home iG