Arranjos de mesa diferentes, mimos para as madrinhas e doações em vez de presentes: ideias para inspirar seus planos

Casamentos no verão: boas ideias
Getty Images
Casamentos no verão: boas ideias
É fácil adorar casamentos de verão. Em meio ao clima ameno, à exuberância das plantas e ao ritmo mais relaxado e tranquilo da estação, não é de se admirar que o verão seja a época do ano mais escolhida para as celebrações das bodas.

Como, porém, sair do lugar comum? O segredo para organizar um casamento de verão realmente inesquecível é oferecer aos convidados o deleite do inesperado. Você está se sentindo um pouco sem ideias? Confira o que preparamos abaixo. Estes toques e dicas são fáceis e casuais – tudo o que você vai precisar como inspiração.

Você é uma joia!
O dilema: Como personalizar as lembrancinhas das madrinhas sem se render aos clichês? A resposta: dê um presente individualizado e original – pendentes de pedras semipreciosas alusivas ao aniversário de cada uma. Para um toque charmoso e diferente, deixe o porta-joias de lado e pendure o pendente em uma corrente presa ao redor do buquê de cada madrinha.

Cortejo diferente
Para a dama de honra entrar na igreja no clima de verão, ao invés de uma cesta, ela poderia carregar suas flores em um lindo avental feito em casa. Uma veste tipo jardineira tem a vantagem de ser, ao mesmo tempo, casual e diferente – e você poderá confeccioná-la com algum tecido que você já tenha em casa, como um jogo americano antigo. Para dar um toque de tradição, use antigas peças de enxoval (peça permissão à vovó para bisbilhotar seus guardados preciosos) e depois passe a veste adiante, para as futuras noivas da família.

Festival de leques
Mesmo que o visual seja lindo, o casamento ao ar livre pode ter o desconforto do calor. Para evitar que seus convidados fiquem encalorados demais, distribua leques feitos em casa – pode confiar na gente, eles serão muito gratos. Faça o download do molde em nosso site ( www.marthastewartweddings.com ) e, se quiser dar um toque personalizado, recorra a um calígrafo para colocar uma monograma nas peças.

Faça a impressão dos moldes em papel de gramatura média. Recorte o molde, faça um sanduíche com uma colherzinha de sorvete no meio e prenda com cola.

Compartilhando o amor
Você encontrou seu grande amor, então porque não compartilhar essa alegria? Listas de doações para instituições de caridade estão cada vez mais em voga, graças à crise econômica e aos casais mais velhos (que geralmente já têm tudo para casa que poderiam imaginar).

“O processo de doações para uma instituição de caridade é muito parecido com a lista de presentes deixada em lojas especializadas”, disse Joan Ocho, diretora de marketing da empresa GlobalGiving, que põe em contato pessoas voltadas para a caridade e as causas mais próximas de seus corações.

Ao escolher uma fundação, as noivas costumam buscar alguma ligação com experiências pessoais. Por exemplo, um casal cujo noivo é brasileiro poderia registrar as doações para alguma instituição sul-americana, enquanto que uma noiva que teve algum caso de câncer na família poderia escolher uma causa como a American Cancer Society.

O processo de cada entidade é um pouco diferente, mas, em geral, funciona da seguinte forma: os convidados fazem uma doação em dinheiro, em seguida os noivos recebem um cartão referente ao presente.

Presente verde
Viveiros em miniatura agrupados no centro das mesas criam uma decoração chique, além de servirem também como lembrancinhas que continuarão florescendo, mesmo muito tempo depois de sua festa. Para confeccioná-los, recubra o fundo de um aquário com areia e pedras. Distribua cuidadosamente algumas suculentas por entre as pedrinhas; se necessário, prenda as plantas com palitos de dentes – mate a sede das mesmas com um conta-gotas.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.