Saber o que está "fazendo a cabeça" dos noivos hoje em dia é interessante para se ter ideias e montar a cerimônia perfeita e inesquecível para o casal

Decidir se casar e fazer uma festa para celebrar a união gera um acúmulo de grandes responsabilidades ao casal. Muitos ainda estão procurando uma casa ou apartamento para morar, ao mesmo tempo em que precisam se preocupar com convite, tipo de guardanapo, quantos convidados serão chamados, o sabor e a decoração do bolo, as flores que serão usadas, o vestido… a lista é imensa quando o assunto é casamento!

Leia também: Homenagem para avós em casamentos:  senhora se transforma em fada para cerimônia

Saber das tendências de casamento é interessante para se ter ideias, mas a cerimônia sempre deve ser do gosto dos noivos
Scott Webb/Pexels
Saber das tendências de casamento é interessante para se ter ideias, mas a cerimônia sempre deve ser do gosto dos noivos

Por conta disso, duas coisas são importantes na hora de planejar o casamento : ter em mente o gosto de ambos os noivos, já que a cerimônia é para celebrar o amor entre duas pessoas, e saber o que há de tendência naquela época. Parece meio “modinha” se atentar a esse detalhe, mas saber o que os noivos estão colocando em suas festas ajuda na hora de ter ideias para a festa e celebração. Saiba então em que você deve ficar de olho para 2018 :

Tipo de comemoração

Casamentos pequenos estão se tornando cada vez mais comuns, e o grande desafio para os noivos é fechar a lista de convidados
Pixabay
Casamentos pequenos estão se tornando cada vez mais comuns, e o grande desafio para os noivos é fechar a lista de convidados

Antes de começar a pensar em decoração, vestido de noiva ou bolo, por exemplo, o casal deve decidir qual o tipo de comemoração quer em seu casamento. Alguns decidem optar pelo mais tradicional, com um grande número de convidados, mas para a publicitária Flávia Queiroz, a mulher por trás do blog “Noiva Ansiosa”, é crescente a busca por celebrações mais personalizadas e intimistas.

“Acredito muito na tendência dos mini wedding e home wedding. É uma coisa que vi muito em 2017 e que vai se manter em 2018. Hoje em dia, as pessoas entendem mais o casamento como uma comemoração especial e mais pessoal. A principal mudança nos últimos anos foi de fato a diminuição das festas [número de convidados e decoração mais simplificada], não apenas pela questão financeira, mas muito pela personalidade dos casais.”

Leia também: Ensaio fotográfico de noivos com melhor amigo tem fotos hilárias

A principal característica do mini wedding – ou mini casamento – é o número reduzido de convidados. Ao invés de 200, 300 convidados, a lista para a celebração e festa pode ficar em torno de 80 pessoas, por exemplo. Muito reduzido para você? Bem, o foco aqui é uma celebração bem intimista mesmo. Já o home wedding nada mais é que a celebração e festa que ocorrem na “home”, que significa casa em inglês, da noiva ou noivo ou até mesmo na casa dos pais dos noivos. O número de convidados varia com o tamanho do espaço, claro, mas ambos os estilos são mega intimistas.

O principal desafio, neste caso, é montar a lista de convidados. Como reunir os amigos, os familiares queridos e também aquelas pessoas que os pais dos noivos querem? Para Flávia, neste momento, é preciso foco no desapego. Primeiro, faça uma lista com as pessoas essenciais, que não podem mesmo ficar de fora. A partir daí, conforme houver espaço, dá para chamar mais convidados. Mas é preciso ser firme na decisão de uma festa com poucas pessoas.

Flávia também percebeu um maior número de casamentos em que as madrinhas seguem uma mesma cor ou tom na hora de escolher os vestidos. O costume já é muito usado nos Estados Unidos e está cada vez mais presente no Brasil. “Acho que fica bonito, dá uma uma unidade para o altar. Tenho visto em diversos casamentos, mesmo os de diferentes tipos.”

Decoração

Mesas alongadas, e não redondas, estão sendo usadas para criar clima de reunião de família nas festas de casamento
Pixabay
Mesas alongadas, e não redondas, estão sendo usadas para criar clima de reunião de família nas festas de casamento

Ao mesmo tempo em que as festas estão menores, as decorações seguem um estilo mais simples, segundo a blogueira. “Forte tendência para decoração no estilo jardim inglês, que é menos simétrico, com flores mais despojadas e menos certinho. Há mais uma cara de campo, de jardim, mesmo nos casamentos em espações fechados”, explica Flávia.

De acordo com as previsões da casa de festas Casuarinas, do Rio de Janeiro, outra grande tendência é montar uma identidade visual para toda a cerimônia, desde os convites, passando pela decoração e chegando até as lembrancinhas.

Os noivos também podem apostar em mesas compartilhadas, segundo a empresa, para sair um pouco das tradicionais mesas redondas. Ao invés destas, estão sendo usadas mesas longas, que podem ser compartilhadas por grandes grupos. A nova forma de servir os convidados deixa o evento mais intimista, como se fosse uma reunião de família.

Leia também: Luxos de um casamento de celebridade que você pode - ou não - reproduzir no seu

A luz ambiente também é muito importante. Para a empresa, uma iluminação mais trabalhada e personalizada é umas das queridinhas para os casamentos atuais. E além de ajudar a dar mais personalidade à festa, também ajuda na hora das fotos.

A casa de festas também aposta em flores de papel e o uso de suculentas para o próximo ano. As duas opções conquistam casais pela incrível durabilidade, além de proporcionar um ar rústico à decoração. Mas atenção, para o uso de uma dessas opções é importante que o estilo combine com o casal.

Cores

Pinterest/ Reprodução
"Ultra Violet" é a cor escolhida pela Pantone para representar o ano de 2018 e pode ser utilizada nos detalhes do casamento

No dia 7 deste mês, a Pantone, autoridade mundial em cores, divulgou a cor que vai simbolizar o ano de 2018: Ultra Violet. Após um ano com tom verde bem aberto, agora vamos voltar com o roxo. Entretanto, Flávia não acredita que a tonalidade vai ser a favorita dos noivos pelo País.

Leia também: Pantone divulga a cor do ano para 2018; conheça a "Ultra Violet"

“Acho que dá para usar mais em pequenos detalhes, como buquê, pontos na decoração, mas não como a cor base. Tons de verde são muito usados agora, com menos flores, menos cores e mais plantas. É bonito, clássico e cai bem em qualquer tipo de espaço e estilo.”

Noivos estão escolhendo mais plantas do que flores para os casamentos, abrindo espaço para a cor verde na decoração
Pinterest/ Reprodução
Noivos estão escolhendo mais plantas do que flores para os casamentos, abrindo espaço para a cor verde na decoração

As plantas podem ser usadas da mesma forma que as tradicionais flores. Até mesmo nas tiaras e coroas utilizadas pelas noivas é possível acrescentar esse detalhe, que segue o mesmo estilo rústico já mencionado anteriormente. Além disso, é super fácil de combinar com toques de cores, para quem não abre mão de uma flor na decoração.

Bolo

Mais uma vez, os noivos optam pela simplicidade. Perdem espaço os bolos muito grandes, glamurosos e até com camadas falsas. Entram em cena os naked cakes, que não trazem cobertura na finalização. “Não é todo mundo que gosta, mas tenho visto bastante. Também tem aqueles com uma cobertura bem sutil de pasta, mas que ainda aparece e massa”, explica Flávia.

Bolos muito grandes, glamurosos e até com camadas falsas perdem espaço para os mais simples e delicados
Pinterest/ Reprodução
Bolos muito grandes, glamurosos e até com camadas falsas perdem espaço para os mais simples e delicados

Uma opção que dá para ser utilizada pelos noivos que não gostam dos nade cakes é a escolha de bolos múltiplos, montados em camadas. De acordo a casa de festas, os agrupados em três são os mais pedidos. Além de ser um estilo que agrada muita gente, dá aos noivos a opção de servir diferentes sabores de bolo e combinações.

Vestido de noiva

Apesar de na moda as referências das décadas de 80 e 90 estarem super em alta, quando se trata de vestido de noiva é exatamente o oposto. Nada de vestidos muito bufantes, com grandes mangas. Hoje, as noivas buscam por vestidos mais clássicos, mais enxutos e que, provavelmente, vão se manter em alta por bastante tempo.

Seguindo o oposto da moda tradicional, as noivas buscam mais por vestidos clássicos, bem diferente dos década de 80
Pinterest/ Reprodução
Seguindo o oposto da moda tradicional, as noivas buscam mais por vestidos clássicos, bem diferente dos década de 80

“Segue o caminho minimalista, que pode se manter utilizável para casamentos daqui dez, vinte anos. Muito pegando o estilo das nossas avós, ao contrário do das mães, que foram desenhados com características muito marcantes”, explica a blogueira.

Dicas principais para todo casal

Apesar de todas as dicas de tendência que Flávia deu para a reportagem, a blogueira costuma dizer para os casais que o autoconhecimento é o principal na hora de planejar a cerimônia e a festa. É importante que cada um se conheça individualmente a conheça também o par, além de conhecer bem as possibilidades do mercado e estar consciência do próprio orçamento.

É muita coisa, claro, mas, para Flávia, estamos na melhor época para se casar. “Hoje, há muita liberdade. Tem uma possibilidade de fornecedores muito maior, que até poucos anos atrás não tinha. Os casais conseguem imprimir as próprias personalidades no casamento, desde o mais simples até o mais ousado. As celebrações estão cada vez mais originais e fora da caixinha.”

Como nós já mostramos aqui no Delas , os noivos estão cada vez mais buscando inspirações únicas, como uma guerra de cores indiana, histórias em quadrinhos e até o universo mágico de um bruxo super famoso . Tudo isso mostra que, por mais que seja importante entender o que está sendo feito na área, o essencial é conseguir transmitir a identidade dos noivos no casamento. Um super desafio, certo? Mas que com certeza vale a pena. Boa sorte!

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.