De comer a comprar um bom cabide, passando por providenciar kits de primeiros-socorros: o que você não pode esquecer no grande dia

1. Escolha uma lingerie adequada ao vestido . “A roupa interior deve ser definida durante as provas do vestido, para ter a certeza de que não vai marcar o tecido ou incomodar”, diz Zilda Beluzzo, proprietária da Maison Adaaz.

2. Compre um cabide bem bonito para pendurar o vestido de noiva . Este é um detalhe importante para quem vai fazer fotos estilo making of.

3. Leve para o salão de beleza um kit com itens de higiene pessoal e uma meia-calça extra . “As noivas esqueciam tanto que passamos a entregar um checklist do que trazer para o Dia da Noiva com esses itens”, conta Alexandre Brendim, proprietário do JJ Cabeleireiros.


4. Providencie uma lista com os telefones dos fornecedores , principalmente do fotógrafo, do carro da noiva e do buquê.

5. Separe uma quantia em dinheiro na carteira , para qualquer eventualidade.

6. Providencie flores de lapela para os convidados especiais. “Apesar de não ser item obrigatório, é um acessório elegante – e ajuda assessores e fotógrafos a identificar rapidamente pais e padrinhos”, explica Érika Santos, decoradora da V7 Eventos .

7. Cheque se a toalha que cobrirá a mesa do altar da igreja está em bom estado e passada.

8. Verifique se a igreja fornece almofadas para os noivos se ajoelharem durante a cerimônia.

9. Deixe alguns lenços no altar para a noiva e as madrinhas chorarem à vontade .

10. Coordene decoração e iluminação. “Muitas contratam profissionais diferentes e não fazem a ponte entre eles. Resultado: um ambiente sem harmonia”, explica Érika Santos.

11. Combine com o fotógrafo o estilo das fotos , momentos que devem ser clicados e condições do local. “Às vezes os noivos têm expectativa de ter fotos em certo estilo, mas a iluminação do buffet atrapalha” diz Gerson Paes, da Alfa Foto . “Uma conversa prévia ajuda a alinhar expectativas em relação ao resultado”.

12. Coma! Na preocupação em ver se tudo deu certo e sendo disputada pelos convidados, a noiva muitas vezes se esquece de apreciar seu próprio jantar, o que pode acabar em dor de cabeça ou até desmaios. Dica: peça ao buffet para designar um garçom que sirva exclusivamente aos noivos a festa toda.

13. Reserve uma mesa para a banda perto do palco . “Ter de atravessar o salão cheio de gente a cada entrada acaba gerando atrasos”, explica Fábio Lucas, da banda Armagedom .

14. Instrua o garçom para abastecer o palco com água para os integrantes. “Pode parecer besteira, mas a voz e o fôlego são nossos instrumentos de trabalho e a água é fundamental para mantê-los bem”, explica Fábio.

15. Combine com o DJ quais músicas não podem entrar no setlist , para não correr o risco de passar por saias justas.

16. Mantenha kits de emergência nos banheiros , com medicamentos para cólica, dor de cabeça, indisposição estomacal e antissépticos, além de itens como agulha, linha e absorventes. “Assim, a noiva diminui a chance de algum convidado ter de ir embora cedo por conta de algum inconveniente”, explica a assessora Priscila Harumi.

17. Curta a festa! Depois de tanto tempo preparando o grande dia, é importante relaxa r. Vai passar mais rápido do que você imagina.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.