Sugestões diferentes, dos detalhes ao cenário e em todas as faixas de preço, para tirar seu casamento do lugar comum

Se a cerimônia na igreja, com mãe chorando, festa com valsa e champanhe tomado com os braços cruzados é pouco para você, tudo bem. Você não é obrigada a juntar as escovas de dente assim. Carolina Bussab, da Sixpence assessoria de eventos, diz que hoje o que não falta são noivos querendo inovar. “Muitos querem cerimônias que combinem mais com o casal”.

E ela dá exemplos. “Alguns substituem a valsa por outra dança, fazem festas casuais – em que homens são proibidos de usar gravata e mulheres salto alto –, um jantar e, depois, vai todo mundo para uma balada. Tem de tudo: dos que querem comemorar sem agredir o meio ambiente aos que casam em uma quadra de escola de samba”.

Interessou? Veja a lista com 10 ideias diferentes para casamentos, que podem fazer a sua cabeça. Se mesmo assim você ainda acha tudo o que foi listado simples demais, assista a trechos de algumas cerimônias que, de tão inusitadas, ficaram famosas na internet.

1. Menos formalidade
Se os vestidos imensos não combinam com você e nem a gravata com seu noivo, não há porque abrir mão de uma cerimônia. Algumas empresas organizam verdadeiros luaus: na praia, com sandália de dedo, shorts, bermuda e até colares havaianos.

2. Viva Las Vegas!
Las Vegas, além da terra dos cassinos, é o local preferido dos noivos excêntricos (e apressados). Sem os tais proclamas, pares loucamente apaixonados casam-se do dia para a noite, gastando a partir de US$ 60. E tudo pode ser contratado facilmente: desde o local até os padrinhos – que, com sorte, podem ser sósias dos seus artistas favoritos (veja foto na galeria) .

3. Ilha da fantasia
Você sabia que é possível alugar ilhas no litoral brasileiro? Muitas têm estruturas prontas para festas, com embarcações para transportar os convidados, e até suíte para os noivos passarem a noite de núpcias. Fernando de Noronha é uma opção (veja foto na galeria) .

4. Baladas matrimoniais
Os amantes da noitada podem reservar uma casa noturna, ou um espaço dela, para fazer o casamento. Depois de uma festa para os familiares, que pode até ser tradicional, noivos e convidados adeptos das pistas podem esticar a festa. Foi o caso da DJ Grá Ferreira, que depois da cerimônia na igreja foi direto para as pick-ups de uma casa noturna paulistana, onde comemorou o casório (veja foto na galeria) .

5. Inovando nos detalhes
Inovar nos detalhes pode encantar os convidados. Os convites podem ser escritos por vocês ou trazer referências à história do casal , como um CD (veja foto na galeria) ; lembrancinhas podem ser fotos com os noivos, que são reveladas rapidamente e os convidados retiram no fim da festa. Ao invés de livros para os convidados assinarem, que tal contratar uma equipe de vídeo para que gravem depoimentos e jogar na rede?

6. Fechando o hotel
Quem puder investir bastante, pode festejar em um hotel e reservar suítes para os convidados. A presidencial tem duas funções: noivas e madrinhas se arrumarem e fazerem uma boa farra e, claro, ser usada pelo casal para a primeira noite de casados (veja foto na galeria) .

7. Ares diferentes
Casamentos étnicos também podem ser elegantes, ainda mais se representarem a origem dos noivos. Uma cerimônia árabe, africana, russa ou indiana -- como a escolhida pelo casal Rohit Sathe, indiano, e a especialista em Recursos Humanos Carol Yeo, oriental (veja foto na galeria) . Para não errar, pesquise sobre a decoração correta, o cardápio, as bebidas e certos costumes, que vão dar graça à festa. Mas muito cuidado com os exageros. E veja se isso combina com vocês, para não ser um mico.

8. História no bolo
Hoje em dia, os bolos podem ser verdadeiras obras de arte. Há quem os use para contar a história dos noivos. É possível colocar bonequinhos dos filhos de casamentos anteriores, dos cachorros dos noivos, dos gatos e tudo mais. O topo do bolo pode refletir a personalidade do casal (veja foto na galeria) .

9. Transmissão ao vivo
Muitos amigos e familiares estão espalhados e não podem comparecer? A tecnologia está aí para resolver isso. Você pode transmitir a cerimônia ao vivo com o auxílio da Internet. A estrutura montada para tal luxo pode sair a partir de R$ 3 mil.

10. Casamento temático
Festas temáticas também têm feito a cabeça de muitos noivos. Baseadas no cinema, em estilo country, junino, com todos os convidados de preto e branco ou só de vermelho, reproduzindo algum período (como o colonial ou a década de 50). Opções não faltam!

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.