Publicação deixa a pílula anticoncepcional e o trabalho feminino de lado e aposta no eletrodoméstico como símbolo de independência

Historicamente, a entrada da mulher no mercado de trabalho e a invenção da pílula anticoncepcional são considerados os principais marcos na emancipação feminina. Enquanto o trabalho trouxe a independência financeira às mulheres, a chegada do contraceptivo lhes deu maior controle sobre seus corpos . As mulheres não só passaram a decidir quando gostariam de ter filhos como também puderam determinar se ser mãe fazia parte de seus planos de carreira .

No último domingo, em meio às comemorações do Dia Internacional da Mulher , o Osservatore Romano contestou essa corrente de pensamento e propôs outra maravilha do século como símbolo da liberação da mulher: a máquina de lavar . Para o jornal do Vaticano, a criação da lavadora de roupas, em 1797, criou "a imagem da superdona-de-casa , sorridente, maquiada e radiante entre os eletrodomésticos de sua casa".

O ponto do jornal é que a lavadora aliviou as mulheres de seus trabalhos domésticos . Com o invento, as donas-de-casa passaram a ter mais tempo para o lazer e para a família .

Modo de usar

O Osservatore Romano  usa as instruções contidas no manual de um dos modelos de lava-roupas para mostrar como o aparelho libertou a mulher: "coloque o sabão, feche a tampa e relaxe ". Para engrossar sua tese, o jornal cita ainda a célebre feminista americana Betty Friedan , que ressalta a "mística sublime de poder trocar 'os lençóis duas vezes por semana ao invés de uma'".

A matéria ainda cita o "tributo" feito pela americana Kate Bush às lavadoras. Em seu disco de 2005 (intitulado "Aerial"), a cantora interpreta a música Mrs. Bartolozzi  em que narra a lavagem das roupas de seu amado.É como se ela usasse aquele momento em que as peças são lavadas para pensar sobre seu relacionamento

E o Osservatore vai além: a publicação também destaca mesmo a imagem da dona de casa sozinha olhando para a máquina proposta pela música é uma tendência do passado . Hoje, ao menos no mundo ocidental, as lavanderias são verdadeiros espaços de convivência . Com acesso à internet, café e outras comodidades, se tornaram lugares onde as pessoas podem se encontrar, se conhecer e confraternizar enquanto realizam suas tarefas domésticas.

Das conquistas e invenções do século passado, qual você acha que revolucionou a vida das mulheres?

A pílula anticoncepcional
A entrada das mulheres no mercado de trabalho
A máquina de lavar
O biquíni


A consulta é realizada somente entre internautas e não tem valor de amostragem científica

Leia o texto publicado no Osservatore Romano (em italiano)

Veja a letra de Mrs. Bartolozzi no Muita Música
Ouça a música de Kate Bush

...

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.