Pesquisa realizada com macacos indica que mães cedem aos pedidos para evitar que estranhos ao redor se irritem

A cena você já conhece: sábado à tarde, na praça alimentação do shopping center, uma criança faz manha . Chora, bate o pé e faz barulho porque quer sorvete. A mãe, sem saber o que fazer e intimidada pelos olhares que recebe, cede aos chiliques do filho.

Se você, ao ver uma cena dessas, é a primeira a desaprovar a atitude, saiba que aquilo pode ser apenas instinto materno . Um estudo realizado por cientistas britânicos e porto-riquenhos descobriu que o mesmo tipo de comportamento acontece na natureza .

A pesquisa , publicada nesta semana na revista Proceedings Of The Royal Society B., indica que as macacas estão mais dispostas a atender aos mimos de seus filhos quando o choro incomoda os estranhos ao redor. O estudo foi realizado em Porto Rico, na ilha Cayo Santiago, por pesquisadores da Universidade de Roehampton (Londres).

Irritação e medo

De acordo com os cientistas, o choro dos macaquinhos é agudo e, assim como o das crianças, pode irritar quem estiver ao redor. "Nós descobrimos que a resposta da mãe a esse choro é motivado pela reação de quem está presente no momento da cena", diz um dos pesquisadores responsáveis pelo estudo, o primatologista Stuart Semple.

Os resultados indicam que as macacas tendem a atender aos caprichos de seus filhos quando estão na presença de machos agressivos ou fêmeas dominantes . Quando estão perto de animais mais conhecidos e menos intimidadores, elas não cedem tão facilmente.

A pesquisa ainda sugere que as fêmeas se comportam assim porque estão cerca de 30 vezes mais propensas a ataques de outros primatas quando seus filhotes choram. "As mães são relutantes em ceder aos bebês , mas quando há animais dominadores por perto, que ameaçam tanto elas quanto os filhos, elas se sentem forçadas a ceder ao choro", explica Semple.

E os humanos?

Apesar dos cientistas não terem realizado estudos comparativos com os humanos , eles acreditam que os resultados tenham relação com o nosso comportamento , já que a experiência indica que as mães humanas também atendem mais aos chiliques de seus filhos quando existem estranhos por perto.

Da próxima vez que você vir uma mãe dando atenção aos caprichos do seu filho, lembre-se: pode ser somente instinto da natureza .

Leia também: Macacas ensinam filhotes a passar 'fio dental', diz estudo

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.