A vida da famosa aviadora virou livro, filmes e foi inspiração para músicas

O filme de Rosalind Russel de 1943 Flight for Freedom baseado na novela, Stand by to Die, foi livremente baseada na vida de Earhart, com grande dose de propaganda de Hollywood sobre a Segunda Guerra Mundial.

A cantora Joni Mitchell escreveu uma canção chamada "Amelia" em seu álbum de 1976, Hejira, baseado no legado de Amelia Earhart.

Amelia Earhart: The Final Flight (1994) estrelando Diane Keaton, Rutger Hauer e Bruce Dern foi inicialmente exibido como um filme de TV e depois serviu como base para outras peças teatrais.

O episódio da Star Trek: Voyager, "The 37's" (1995) sugere que Earhart e Noonan foram abduzidos por aliens em 1937 e colocados em hibernação, até serem encontrados em 2371; como outras ficções sobre Earhart, um romance entre Earhart e Noonan está implícito.

Earhart e Noonan foram representados nesse episódio por Sharon Lawrence e David Graf, respectivamente. (Uma das bases estelares principais da frota estelar Star Trek no século 24 foi nomeada posteriormente de Earhart).

I Was Amelia Earhart (1996) é uma falsa biografia de Jane Mendelsohn na qual "Earhart" conta a estória do que aconteceu a ela em 1937, apimentada com várias doses de romance com seu navegador.

O desaparecimento de Earhart é um dos muitos mistérios mencionados na canção "Someday We'll Know" (1999) dos New Radicals, mais tarde compostas por Mandy Moore e Jonathan Foreman para o filme A Walk to Remember.

Na novela de 2003 de Christopher Moore, Fluke, Earhart sobrevive ao desastre e aparece com mãe de um dos personagens.

A canção "I Miss My Sky," escrita por Heather Nova para seu álbum de 2005 Redbird, é dedicado à Earhart, sugerindo que ela sobreviveu na ilha após seu desaparecimento.

O cantor/compositor ingles Tom McRae em seu quarto album King of Cards (2007) compos uma canção chamada "The Ballad of Amelia Earhart."

O cantor/compositor de Pop/rock, Jon Mclaughlin, escreveu uma canção entitulada "Amelia's Missing" (2007); a letra diz: "and Amelia's missing somewhere out at sea."

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.