Levantamento realizado pelo IBOPE detectou que, apesar da maior parte delas dizer que é importante manter a forma física, poucas praticam hábitos saudáveis no dia-a-dia

O IBOPE realizou um levantamento sobre os hábitos de consumo e comportamento das mulheres brasileiras em relação à saúde e ao lazer. Grande parte das mulheres brasileiras (83%) concorda que é importante manter a forma física e se diz preocupada com sua saúde. Porém, quando questionadas sobre seus hábitos de consumo, muitas demonstram que, na hora da prática, as coisas mudam de figura.

Isso foi claramente percebido nos produtos frequentemente consumidos no dia-a-dia dessa mulher. Apenas 23% das entrevistadas afirmaram ter ingerido cereais nos últimos sete dias, enquanto 70% dizem ter se deliciado com chocolates e 54% com sorvetes no mesmo período.

Quando o assunto é bebida, 83% assumiram consumir refrigerante normal habitualmente, enquanto 32% preferem as versões diet ou light. Os chás prontos têm 30% da preferência feminina, mas os sucos continuam sendo mais apreciados (76%).

Ainda assim, as mulheres se mostraram preocupadas com o consumo de produtos como a bebida alcóolica. No caso da ingestão dessas bebidas, o consumo não é alto: 31% afirmaram ter tomado cerveja nos últimos sete dias e 24% disse ter consumido algum outro drinque alcoólico neste mesmo período. No caso do cigarro, 21% das entrevistadas afirmaram ter o hábito de fumar.

Informar-se sobre os produtos consumidos também aparece como um aspecto importante para as brasileiras: 44% delas sempre verificam o conteúdo nutricional dos alimentos e 41% checa o valor calórico dos alimentos que consome.

Já quando o assunto é exercício físico, apenas 38% das mulheres disse praticar algum tipo de esporte ou atividade física pelo menos uma vez por semana. O mesmo percentual afirmou que não tem tempo para preparar refeições saudáveis. Quarenta e quatro por cento acredita estar quase sempre tentando perder quilos a mais.

A mulher brasileira, assim como qualquer outra, tem suas contradições, peculiaridades, opiniões. Porém, em todos os levantamentos que elaboramos sobre o perfil desta mulher, há um aspecto de sua personalidade que fica explícito e sempre transparece em meio a todos os outros dados: a mulher brasileira está atenta aos cuidados com sua saúde e estética, afirmou Dora Câmara, diretora comercial do IBOPE.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.