A Via Voice For Fashion, marca de roupas dedicada exclusivamente ao desenvolvimento de peças para pessoas com nanismo, anuncia o lançamento da Web Série "Inclusão na Prática”. A série oferece um guia prático sobre como outras marcas e empresas podem criar produtos e serviços voltados para pessoas com deficiência, com foco especial em baixa estatura. O projeto recebeu incentivo da Lei Paulo Gustavo via Secretaria de Cultura da Cidade de Hortolândia e tem apoio da BioMarin, farmacêutica global de biotecnologia.
Os cinco episódios serão disponibilizados semanalmente, no Instagram da marca ( @viavoiceforfashion ). O primeiro foi ao ar no dia 5 de abril (sexta-feira) e abordou sobre a importância de compreender profundamente o público-alvo. “Acreditamos que criar produtos e serviços adaptados para pessoas com nanismo é mais do que inclusão. É uma contribuição para uma sociedade verdadeiramente igualitária”, afirma Josi Zurdo, Diretora Criativa da Via Voice e apresentadora do projeto.
Já nos episódios seguintes, serão explorados temas como acessibilidade, capacitismo (preconceito contra pessoas com deficiência), comunicação inclusiva e a importância de ter representatividade dentro das equipes de criação. Para encerrar a série, a estilista da Via Voice For Fashion, Ana Paula Bernardino, compartilhará insights sobre o processo de criação das peças.
O nanismo pode ter diversas doenças como causa, mas a mais comum é a acondroplasia, uma doença rara que afeta os ossos e a cartilagem devido a uma mutação no gene FGFR3, o que reduz a velocidade de crescimento ósseo, resultando em ossos de tamanhos desproporcionais e altura abaixo da média. Trata-se de uma alteração genética que compromete o crescimento de 1 a cada 25 mil crianças nascidas vivas, todos os anos; 80% das crianças com acometidas nascem de pais de estatura mediana.