O segundo semestre de 2023 foi marcado por altas temperaturas, atípicas para a estação da primavera. Com a chegada do verão, o clima permaneceu quente e úmido, em razão do alto volume de chuvas. A população sentiu o impacto direto nas roupas, aumento no uso de protetor solar e nos cabelos, principalmente quem gosta de fios médios e longos, já que apresentam o fenômeno de frizz.
Desse modo, desde o início do ano, os especialistas apontaram que a tendência de cortes para 2024 seriam os cortes curtos, em razão de serem mais fáceis de arrumar e por livrarem do calor excessivo. Para isso, a especialista e instrutora do curso de Cabeleireiro Básico do Senac EAD, Karla Alessandra Bonfim Sales dá opções de cortes de cabelo que serão tendência de verão em 2024.
A instrutora do Senac EAD explica que cabelos ondulados ficam muito bem com cortes curtos com volume no topo e franja curta penteada para lateral. “Uma opção para não encurtar muito, é deixar os fios logo abaixo da orelha, com volume na parte superior, conhecida como long bob. Outro modelo muito usado é o blunt bob, reto e na altura do maxilar, que dá um ar fashion em madeixas onduladas”, explica.
Já os fios crespos também ganharam nova modelagem, com nucas e laterais raspadas e a parte superior desconectada, para ressaltar o destaque da parte que foi desbastada. “Os cabelos com cachos ganham cortes arredondados na altura do ombro, com assimetria forte em todas as texturas. O objetivo é valorizar ao máximo a beleza dos diferentes tipos de cachos”, argumenta a educadora.
Karla explica que os lisos também ganharam cortes assimétricos em cortes curtos, com franjão que alonga o rosto e destaca a feição feminina. “Um corte muito indicado é o pixie, bem curto e batidinho na nuca. No topo volume, repicado e assimetria dão um toque muito moderno e feminino para essa opção”, acrescenta.
Para cuidar dos cabelos após o corte, a especialista recomenda o uso de produtos que contenham fator de proteção solar (FPS), e quando sair do ambiente, lavar e repassar o produto. “Na rotina diária, sugiro que a cliente adote um cronograma capilar para hidratar, nutrir e reconstruir a fibra capilar”.