A beleza de Shudu há tempos tem chamado a atenção nas redes sociais. A modelo acumula mais de 52 mil seguidores no Instagram desde que sua conta foi criada, em abril do ano passado. Entretanto, recentemente, foi citada no Instagram da marca Fenty Beauty e virou alvo de um debate. 

Leia também: "Meu rosto fica melhor", diz modelo criticada por deixar sobrancelhas 

Shudu Gram é uma modelo virtual criada pelo fotógrafo Cameron-James Wilson
Reprodução/Instagram/@shudu.gram Seguir
Shudu Gram é uma modelo virtual criada pelo fotógrafo Cameron-James Wilson


Shudu impressiona com a pele negra sem nenhum defeito, corpo esguio e olhar expressivo. O único detalhe é que trata-se de uma modelo que não é real. Shudu é criação do fotógrafo Cameron-James Wilson. 

Em entrevista a revista "Harper's Bazaar" em fevereiro, o profissional diz que Shudu é a obra de arte na qual ele está trabalhando no momento. "Ela não é de verdade, infelizmente, mas ela representa muitas modelos reais de hoje. Há um grande movimento por modelos de pele negra, então ela as representa e é inspirada por elas", afirma Wilson.

Leia também: “Me chamavam de dálmata”, diz jovem com manchas pelo corpo que se tornou modelo

@fentybeauty #profiltrfoundation #shade490 #glossbomb #lipgloss #fentybeauty #3dart . . 📸 @cjw.photo

Uma publicação partilhada por Shudu Gram (@shudu.gram) a


Concorrência com modelos negras reais

Entretanto, apesar de receber alguns elogios pela criação, ver Shudu em marcas conhecidas mundialmente e gerando tantos comentários nas redes sociais desperta a discussão de que ela estaria roubando o lugar de modelos reais. 

Nas redes sociais, internautas estão se questionando se usar uma criação virtual é algo bom ou não. Muitos destacam que é complicado que modelos negras sejam escaladas para castings e, agora, têm essa "concorrência". 

Leia também: Modelo de apenas 26 nos exibe beleza por trás de síndrome rara; veja fotos

Ainda à revista norte-americana, o fotógrafo se defende. "Como fotógrafo, trabalho muitas pessoas diferentes todo o tempo, e pessoas reais nos inspiram. Ao final do dia, essa foi uma maneira de expressar minha criatividade. Não estamos tentando roubar o trabalho de ninguém". Para ele, essa é apenas uma colaboração para o movimento que já existe. "Isso é para ser um tipo de arte bonita que empodera as pessoas. Não estou tentando tirar a oportunidade de ninguém ou substituir alguém. Ela [Shudu] está apenas tentando elogiar todas essas pessoas", completa Wilson. 

Flamingo 👛🎀🌸👄 . By @cjw.photo . . #3dart

Uma publicação partilhada por Shudu Gram (@shudu.gram) a


O fato é que o trabalho do fotógrafo chama a atenção pelos detalhes. Ele ainda comenta que Shudu foi inspirada em uma boneca Barbie chamada "Princesa da África do Sul" e criada usando um programa de modelagem em 3D. Uma simples imagem da modelo virtual, como a compartilhada pela Fenty, segundo o fotógrafo levou vários dias para ser feita. 



    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!