Para muitas pessoas, já é tradição encontrar os familiares e amigos para aquelas confraternizações que acontecem durante o mês de dezembro. Geralmente, esses eventos pedem um look mais caprichado, com maquiagem, acessórios e uma roupa escolhida especialmente para a ocasião. E, claro, que no Natal não é diferente. Mas se você não sabe como vai se vestir para comemorar essa data, o Delas pode te ajudar!

Leia também: Como combinar peças vermelhas e acertar nas roupas do look de Natal

Para fugir do óbvio, a tendência do ombro a ombro e estampas podem ser boas escolhas de look para o Natal
Pinterest
Para fugir do óbvio, a tendência do ombro a ombro e estampas podem ser boas escolhas de look para o Natal

De acordo com a consultora de imagem e estilo Rita Heroína, a primeira coisa que se deve pensar ao escolher o look para o Natal é estar confortável naquela roupa, sem deixar o estilo pessoal de lado. "É sempre possível encontrar o equilíbrio entre estilo e conforto", afirma. 

Se a sua ideia é estar elegante porém confortável, Rita dá algumas sugestões. "Para os sapatos, uma alternativa é optar pelos saltos tratorados, com plataforma ou até mesmo sem salto. Para as roupas, vale optar por tecidos fluidos e mais finos. Como é uma época do ano muito quente, as transparências podem salvar quem quiser optar por vestidos longos."

Tipos de festas

Além disso, é importante ter em mente qual o tipo de celebração que você vai: em casa, com a família, com os amigos, com a empresa e qual o local da confraternização. "Cada um desses locais implica um tipo de calçado diferente, não adianta ir com um scarpin de salto fino em uma festa em sítio, por exemplo", diz. 

Se o combinado é passar a ceia em família e em casa, você pode ser menos cautelosa na maneira de se vestir. Já quando se trata de uma festa da empresa, mesmo fora do ambiente de trabalho, a dica de Rita é não fugir muito do que se pede o dresscode. "Tenha sempre em mente o local da festa e o horário em que ela vai acontecer."

E se você vai de uma celebração mais formal para uma confraternização em família, o truque pode ser mesclar estilos. "A tradicional camisa de botão pode assumir outra cara com nós laterais, na cintura, ou deixando os ombros à mostra. Outra opção é deixar algum lenço ou echarpe na bolsa e fazer amarrações para deixar o look mais descontraído. Vale tudo: no pulso, pescoço, na bolsa. Use a criatividade!"

Lenços podem ser úteis na hora de mesclar um look formal e informal, dando um toque elegante à composição
Pinterest
Lenços podem ser úteis na hora de mesclar um look formal e informal, dando um toque elegante à composição


Sapatos e cabelos em sintonia

Ainda falando de sapatos, Rita Heroina indica que as sapatilhas são as melhores opções para as mulheres que não abrem mão do conforto. E a meia-pata é uma opção confortável para quem não quer abrir mão do salto. Os peep toes — aqueles com um buraquinho na frente — e as sandálias também combinam muito com as festas de Natal. E o scarpin é clássico e atemporal normalmente é usado em comemorações que reúnam mais pessoas.

"Uma dica valiosa na hora de combinar seu sapato com o look é aproveitar a cor atual do seu cabelo: aposte em um sapato que seja um tom mais escuro que o seu cabelo. Todas as cores que você for vestir irão harmonizar com seu cabelo e, dessa forma, esse será um sapato que poderá sempre ser usado", diz a profissional.

Também tente tirar a atenção dos pés. "O legal é não colocar o ponto focal do look nos sapatos, pois isso pode achatar seu corpo. Um maxi colar, por exemplo, traz o olhar do observador para o seu rosto e balanceia o look", acrescenta Rita. 

Está na dúvida sobre as cores? Siga as tendências

Se você quiser seguir alguma tendência para 2018, já se prepare! Segundo Rita Heroína, o denim vai parar de assumir somente a sua forma básica para revestir scarpins e mules de bico fino! Muitos modelos estão chegando também com aplicações de bordados e babados.

E como o prateado e o dourado foram febre no ano de 2017, pode apostar que 2018 vai estar cheio de novas cores metalizadas. "O azul e o rosé são um grande destaque para a estação e as aplicações de paetê e glitter serão as responsáveis pelo glamour nos calçados deste verão, nos mais diversos estilos de sapatos: saltos, mules, birken."

Peças que estão em alta

Para as roupas, vale ficar de olho em calças e macacões pantacourt — aqueles com o comprimento menor e que deixa os tornozelos à mostra. "Essa tendência divide opiniões, mas traz um ar fresco e de muita modernidade para o look", afirma Rita. 

O estilo Boho Chic vai estar em alta, com peças normalmente compostas por saias longas e fluidas e quimonos, com influências ciganas com florais e padronagens geométricas. Transparências e tons de marrom, bege, cobre e vermelho terra também estão entre as tendências para o ano que vem.

Leia também: Festa da firma, Natal e réveillon - acessórios para arrasar no final de ano

O Boho Chic vai voltar com tudo em 2018 e pode ser uma das opções de looks para as festas de fim de ano
Pinterest
O Boho Chic vai voltar com tudo em 2018 e pode ser uma das opções de looks para as festas de fim de ano




Fugindo do óbvio

Uma ótima alternativa para fugir da mesmice do vermelho e branco é apostar nas cores da estação. "O Pink Narrow (Pantone 17-2034) é um tom de rosa vibrante e chamativo que remete muito ao vermelho. O Azul Niagara (Pantone 17-4123) é outra cor que vai aparecer muito nas vitrines e pode ser uma ótima alternativa para sair do branco, pois é um tom suave e que traz calmaria", afirma Rita Heroína.

E se eu quiser usar vermelho?

Se você quer permanecer no espírito natalino, o vermelho é a melhor opção. A cor está sempre relacionada às mulheres ousadas, provocantes e poderosas e, também, representa as festividades natalinas como a cor das roupas do Papai Noel, por exemplo.

Entretanto, se você quer apostar no tom, mas não quer ficar parecida com a esposa do "bom velhinho", a consultora de imagem e estilo, Karina Nunes, tem algumas dicas. “A melhor maneira de acertar na tendência sem cair no visual Mamãe Noel é incorporar tons de vermelho variados ou trabalhar diferentes texturas, modelagens e estampas."

Leia também: Puro luxo! Acerte na hora de comprar o presente de Natal

A cor vermelha é característica das festividades natalinas, além de representar as cores dessa época do ano
Pinterest
A cor vermelha é característica das festividades natalinas, além de representar as cores dessa época do ano


A especialista explica que a cor vermelha tem centenas de variações, entre tons abertos e fechados, além de subtons diferentes, como arroxeado ou marrom, o que permite arriscar sem medo no que te deixar mais confortável. "Looks mais esportivos e casuais são uma ótima pedida em vermelho, além de serem extremamente versáteis e, em ocasiões que exijam um pouco mais de formalidade, vale investir em conjuntinhos, alfaiataria e tecidos fluidos", diz. 

Entre combinações de tecido que podem ser usadas tanto no Natal quanto no dia a dia, estão as saias evasê ou plissada com camisas mais fechadas. “Também é legal brincar com modelagens, ao misturar uma peça mais ampla e outra justa, ou criar um look completamente oversized, que é uma tendência muito forte no street style”, completa.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!