Ele é um coringa no armário feminino e pode ser usado por mulheres de todos os estilos; aprenda a combinar as peças

À primeira vista, o colete parece uma peça sem muita utilidade no guarda-roupa. No entanto, a versatilidade deste acessório é tão grande que, dependendo do modelo, você pode usá-lo em qualquer época do ano e tanto em ocasiões formais quanto em casuais.

"O bom do colete é que ele compõe qualquer estilo quando bem usado, da madame à roqueira", diz a consultora de imagem e stylist, Vanessa Caruso.

A consultora lembra, porém, que para o visual sair como o esperado tudo vai depender do modelo e do material com o qual e peça foi feita.

Segundo a stylist Vanessa Caruso, o colete é uma peça versátil, que pode compôr o look da madame até a roqueira
Reprodução/Pinterest/Lori O'Connell
Segundo a stylist Vanessa Caruso, o colete é uma peça versátil, que pode compôr o look da madame até a roqueira

"Um colete de couro marrom com franjas, por exemplo, tem uma pegada bem country e hippie. Mas como ele é bastante característico, o legal é usar com peças do mesmo estilo, porém mais discretas, senão fica parecendo fantasia", orienta.

Saiba como escolher o sutiã ideal para valorizar seu busto

Os coletes mais democráticos e fáceis de combinar são os de tecido, principalmente os de alfaiataria, que saíram do armário masculino e invadiram o universo feminino, deixando o look mais formal e clássico, mesmo se usado com calça jeans.

Para a noite, a dica da consultora é apostar nos coletes com paetês e aplicações de pedrarias por cima de uma blusinha ou camiseta básica.

"Por não ter manga, usar o colete para a balada é a melhor coisa para quem não está afim de passar calor, mas também não quer ficar só de camiseta", diz Vanessa.

Fernanda Motta sobre tendências: "O que tem de prevalecer é a personalidade"

Uma tendência que vem forte para o inverno que se aproxima é o colete de pelo, que protege das baixas temperaturas. E não se preocupe com o preço e nem com os animais. Hoje há boas opções de coletes nas lojas de departamento feitos com pele sintética, que cumprem bem o papel e não custam os olhos da cara.

Outra boa pedida para a época de frio é o colete de couro, que também pode ser encontrado em versões sintéticas e mais baratas. As peças de couro marrom, segundo a consultora, são ideais para quem tem um estilo mais hippie chic e romântico. Já as de cor preta passam uma impressão mais roqueira, completando o visual daquelas que curtem um pouco de rebeldia e ousadia no look.

O casaco-colete é uma forte tendência para este outono/inverno
Reprodução/Pinterest/Leslie Lischer
O casaco-colete é uma forte tendência para este outono/inverno

"Uma versão que eu tenho visto bastante e é superelegante, é o casaco-colete. É como se fosse um casaco de alfaiataria, mas sem as mangas. Por ser mais longo e ter lapela, ele deixa a mulher com um visual mais formal sem precisar usar as peças mais clássicas", indica.

Cuidados básicos

Para a consultora, o erro mais comum que as mulheres cometem na hora de compor um visual com colete é o de usar materiais pesados quando as temperaturas ainda estão altas demais. Um colete de pele, mesmo que sintética, geralmente tem forro e pode ser muito quente para ser usado no verão. O mesmo vale para a situação contrária: no frio, os coletes de tecido não serão muito úteis para proteger o tronco.

Outro erro fácil de cometer é em relação à proporção. As peças com alças mais largas e menos decote acabam escondendo os seios. Ou seja, para as mulheres com busto pequeno, o ideal é apostar nos coletes mais abertos e com alças finas.

Leia mais no Moda

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.