Rede social fechou parceria com a São Paulo Fashion Week e testou com sucesso na semana de moda o Periscope, que permite ao usuário comum fazer transmissões ao vivo direto dos desfiles. Saiba mais sobre a ferramenta

Quem disse que para assistir a um desfile você precisa de convite? Com o Periscope, o novo aplicativo do Twitter para transmissão em vídeo ao vivo, testado com sucesso na última edição da São Paulo Fashion Week (SPFW), até os momentos mais exclusivos da moda brasileira podem ser vistos de qualquer lugar do mundo e por qualquer usuário da rede social.  E a democratização da informação é justamente a intenção da rede social, que começa a investir em parcerias com grandes nomes da indústria da moda brasileira.

Por conta do aplicativo, por exemplo, o desfile da Colcci - o mais disputado da temporada por conta da despedida de Gisele Bündchen das passarelas - pôde ser visto por qualquer pessoa que seguia a blogueira Camila Coutinho, do Garotas Estúpidas. A it-girl, que estava na primeira fila, usou o Periscope para transmitir o desfile inteiro para os seus seguidores e também mostrou o backstage.

 Luísa Sacchetto, diretora de moda do Twitter
Divulgação/Twitter
Luísa Sacchetto, diretora de moda do Twitter

"Uma particularidade de moda dentro do Brasil, comparada com o exterior, é que se trata de uma área ainda muito exclusiva, onde só quem trabalha com moda, quem participa da indústria, tem acesso e consegue ver os desfiles. E pelo Twitter a gente consegue democratizar esse ambiente", conta a diretora de moda do Twitter, Luísa Sacchetto.

Durante a transmissão de Camila Coutinho, mais de 440 pessoas puderam assistir e comentar ao vivo o último desfile da top. E a tendência é que, com a popularização do aplicativo, lançado em março deste ano, cada vez mais usuários consigam transmitir ou assistir em tempo real os eventos que, antes, eram reservados apenas a convidados.

O Periscope, por enquanto, está disponível apenas para celulares com sistema iOS. Para começar a usar, basta fazer o download na Apple Store  e conectar-se por meio de sua conta no Twitter. Com isso, a pessoa pode, automaticamente, ter acesso às transmissões dos mesmos usuários que já seguem na rede social. E caso ela mesma queira fazer uma transmissão, basta ter um celular com câmera e acesso à internet wi-fi ou 3G.

Um ponto interessante é que o vídeo do livestreaming fica disponível 24 horas na conta do usuário, permitindo que quem não conseguiu se conectar no momento certo ainda possa assistir à transmissão. Além disso, a empresa já está desenvolvendo um sistema que permite que a transmissão também seja exibida em outras plataformas, como blogs ou outras redes sociais.

Compartilhando impressões

Além do Periscope, outra novidade do Twitter para quem gosta de moda é a parceria com a SPFW, a primeira do tipo no Brasil. Quem esteve no Parque Cândido Portinari, em São Paulo, na mais recente edição do evento, pôde verificar as diversas hashtags espalhadas pelo local, incentivando os convidados a compartilharem suas opiniões e imagens da semana de moda paulista. Como resultado, a ação fez com que os tweets sobre o SPFW fossem vistos mais de 65,2 milhões de vezes na rede social.

A diretora de moda do Twitter para a América Latina, Luísa Sacchetto, conta que a primeira conversa sobre uma possível parceria com os organizadores do evento aconteceu ainda em 2013, mas apenas na última edição é que foi possível colocar o plano em prática.

"Nós já sabíamos que moda e estilo é um assunto bastante interessante para nossos usuários e queríamos alavancar esse mercado no Brasil. E, claro, o SPFW é a maior semana de moda da América Latina, é um evento que tem grandes personalidades e influenciadores do mundo da moda, como modelos, celebridades, estilistas", conta.

Entre as ações promovidas, além das hashtags no evento, o Twitter também trouxe para o Brasil a ação #FashionFlock, em que as celebridades e fashionistas da fila A são convidadas a tuitarem durante o desfile, compartilhando suas impressões sobre a coleção, postando fotos dos looks e mostrando os bastidores do evento. Personalidades como a cantora Britney Spears, a diretora criativa da americana Marie Claire, Nina Garcia, e até jogadores de basquete já participaram da mesma ação no exterior.

Lá fora, inclusive, a empresa já atua há algum tempo como parceira das maiores semanas de moda do mundo, presente na New York Fashion Week desde 2010, na London Fashion Week desde 2011 e na Paris Fashion Week desde 2013.

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