O outono começou, e não pode faltar casaco no seu guarda-roupa; confira quais são as tendências para a nova estação

As temperaturas continuam altas em terras brasileiras, mas isso não impede que você já vá montando o seu armário para o outono-inverno. Desta forma, você não precisa comprar tudo em cima da hora, correndo o risco de pagar mais caro ou até de não achar mais aquela peça que tanto queria. Para ajudá-la a se preparar para as estações mais frias, o iG Moda selecionou as 7 tendências de casacos que devem tomar as ruas quando as temperaturas caírem.

Maxi-casaco é uma das tendências
Pinterest/Adiaryoflove
Maxi-casaco é uma das tendências

Maxi-casaco

Com o comprimento até o joelho, os maxi-casacos são verdadeiros abrigos para o frio e estão em alta para as próximas estações. O corte reto é democrático e cai bem para todo tipo de corpo, pois deixa a silhueta mais solta. Apenas as mais baixinhas têm de tomar cuidado com a proporção, para não ficar longo demais e achatar o corpo.

"O maxi-casaco traz uma classe imediata, por ser tradicional e sempre ter um bom corte. Em algumas regiões do Brasil, ele vai ser curinga, com certeza", conta a jornalista de moda Paula Martins, consultora de imagem e idealizadora do blog que leva o próprio nome. "A ideia é inovar com as estampas do momento, como o xadrez tipo cobertor. Porém, se for escolher um modelo liso, o tom marsala (mais conhecido como o vinho) é o queridinho da vez."

Militarismo

Outro estilo que apareceu nas passarelas das últimas temporadas é o militar. Com tons sóbrios, bolsos utilitários, sarja e abotoamento duplo, os casacos militares trazem um ar aventureiro e clássico ao look. Se for optar por um casaco com estampa camuflada, por ser bastante característica, o ideal é que as outras peças sejam lisam ou com estampas mais sóbrias, para não deixar o visual pesado demais.

Jaqueta de couro

Nada mais rock'n'roll do que uma boa jaqueta de couro, que é sempre bem-vinda e está ainda mais em alta para o próximo inverno. Para as mulheres, o comprimento na altura da cintura valoriza a silhueta e deixa o visual moderno. Para as mais conscientes, há várias opções de peças de couro sintético disponíveis no mercado, e que na maioria das vezes são mais baratas do que as de couro animal.

Silhueta marcada

Ao contrário do maxi-casaco, uma tendência forte para o próximo inverno é o casaco com amarração na cintura, marcando a silhueta e ressaltando as curvas do corpo. Os casacos com estilo oriental, que lembram o quimono, dão um ar moderno e elegante para a composição.

Emma Stone vestindo um casaco do estilo Parka
Pinterest/McKayla Gurr
Emma Stone vestindo um casaco do estilo Parka

Parka

Utilitária e esportiva, a parka passou a ser um item essencial no armário da mulher que não quer deixar o conforto de lado para se manter elegante. Combinada com um jeans sequinho e uma camiseta básica, a parka não fica parecendo tão volumosa e o look fica ideal para quem, acima de tudo, quer se proteger do frio.

Estampa geométrica

Os anos 1970 voltaram com tudo e devem tomar as ruas no próximo inverno. Além da gola rolê, outra característica da década que reapareceu foram as estampas geométricas. Aqui, vale brincar com as padronagens, mas sempre respeitando a regra de que se a estampa de uma peça for grande, o ideal é que a estampa da outra seja mais discreta.

Blazer

"O blazer é um curinga dentro do guarda-roupa. Escolha um modelo que tenho um bom corte e um tecido nobre – ele vai ser eterno. O bacana é ter um em tom neutro como o preto, e também um outro colorido para inovar", comenta Paula Martins.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.