Com preços bons e opções alinhadas com as últimas tendências, redes de fast fashion oferecem vestidos para festas

Anitta e o vestido da discórdia: longo, decotado e com fenda, é da coleção Versace para Riachuelo
AgNews
Anitta e o vestido da discórdia: longo, decotado e com fenda, é da coleção Versace para Riachuelo

É possível usar um vestido comprado em uma loja de departamentos em uma festa de casamento? Nesta semana a cantora Anitta mostrou que sim. Ao escolher um vestido da coleção assinada por Donatella Versace para a Riachuelo  para ir ao casamento da atriz Fernanda Souza e do cantor Thiaguinho, a funkeira fez surgir um burburinho nas redes sociais. A peça, que originalmente custava quase R$ 400, chegou a ser vendida em promoção por R$ 79, e a escolha foi questionada por muitos.

A cantora, que afirmou estar satisfeita e tranquila com traje, pode ter errado no estilo: “Um evento com cerimônia religiosa pede um vestido com uma fenda menor”, diz Nathaly Valentina, da Be You Consultoria de Estilo. Mas comprar a peça na loja de departamentos foi uma boa decisão: “É possível encontrar em lojas populares vestidos com bom caimento e que ficam lindos para uma festa. O importante é saber exatamente o tipo de evento, para não errar na escolha, e conhecer bem seu corpo”, aconselha a consultora de moda Nathalia Ekstein.

Selecionamos 25 peças de lojas de departamento que podem sim frequentar boas festas. Veja a seleção e, em seguida, as dicas para não fazer feio.


Um cuidado a ser observado durante as compras é a oferta de produtos. Em geral, lojas de fast fashion apostam em modelos que seguem as últimas tendências e que podem ficar datados rapidamente. “Não há problema em usar um vestido que segue uma tendência, desde que se saiba que, passado algum tempo, a peça ficará desatualizada. Se a ideia é usar o look em vários eventos, por mais tempo, a opção deve ser por modelos mais clássicos” – ensina Nathalia.

O fator fundamental é que o vestido escolhido te deixe confortável e confiante. “Não há nada de errado em comprar uma peça de promoção ou em uma loja de departamentos para um evento formal. O importante é a mulher sentir-se bem com a peça, pois não há nada mais feio do que uma pessoa sem confiança” – declara Nathaly. Seguindo algumas dicas simples é possível encontrar um vestido especial para chamar de seu sem pesar no bolso.

O clima da festa
A primeira coisa a fazer é definir para qual tipo de evento é o vestido . Eventos noturnos pedem peças com tecidos sofisticados e brilho. Já um casamento diurno permite tecidos mais leves, sem brilho e até estampados. Outro ponto importante é o corte e comprimento do modelo. “Para casamentos com traje social completo, evite os vestidos curtos. Se o casamento for mais moderno, casual, com clima de balada, as saias podem subir, mas sem exageros. Cuidado com a sensualidade e evite peças muito justas . Se optar pela fenda, evite o decote e vice-versa” – completa Ekstein.


Escolha a cor certa!
Segundo Valentina, “as cores que caem bem a noite são tons frios como beterraba, vinho, azul-marinho e café ou tons fortes como, vermelho, turquesa, azul royal, pink, roxo e amarelo. Os tons pastel são permitidos, mas pedem make carregado e acessórios brilhantes”. Na hora de comprar uma boa dica é apostar em tons neutros como o preto, vermelho escuro, bege ou prata. Eles servem para várias ocasiões e ficam bem em grande parte das pessoas. Evite o branco, ele só é liberado no ano novo.

Equilibre com acessórios
Uma maneira inteligente de adaptar o vestido à ocasião está nos acessórios. Se o evento for de gala e o vestido mais simples, como o de Anitta, abuse dos acessórios. Joias poderosas ajudam a deixar o visual mais elegante . Se optar por brincos grandes, use um colar mais discreto. Evite exagerar.

Sapatos precisam ser elegantes, principalmente nos modelos mais curtos, quando eles ganham destaque. “Com um vestido longuete rodado, caso você use uma sandália metalizada com um salto alto e fino tem um look mais forte, mais marcante. Já com a mesma peça e uma sandália de salto médio, não tão fino e em tom pastel, você tem um look mais romântico, feminino, para o dia” - ensina Nathalia.  


A beleza certa
Eis um item que não pode ser esquecido. Usar a maquiagem e o penteado certos para cada tipo de evento e modelo de vestido faz toda a diferença. Em geral, para a noite maquiagens mais fortes e cabelos elaborados e presos. Para o dia, tons mais claros e cabelos soltos e naturais. “Analise bem o que fica bem em seu rosto, o que combina com o tipo de vestido e os acessórios. A beleza escolhida por você muda radicalmente o vestido ” – define Valentina. No caso de Anitta, o vestido ganharia pontos com uma maquiagem mais carregada e um cabelo preso, com brincos poderosos.


Conheça seu corpo
Algumas regras ajudam na escolha do modelo que favorece sua silhueta. Linhas verticais alongam e linhas horizontais achatam. Sejam nas estampas, na construção da peça ou no decote. Se você esta acima do peso, evite modelos com muitas estampas ou em tecidos texturizados, como renda. Se você é baixinha, evite peças que dividem a silhueta. Se tiver pouco quadril, opte por um modelo levemente rodado. Se tiver seios pequenos, um bordado na região ajuda a dar volume. Saiba valorizar seus pontos fortes e disfarçar os pontos fracos.   


O teste do provador
Nunca compre uma peça por impulso e sem provar. É importante experimentar o vestido no corpo, caminhar com ele e buscar uma segunda opinião. Leve alguém com você e procure imaginar-se usando a roupa em diferentes ocasiões. Vestidos de festa são roupas especiais. Por serem feitas sem emendas, em uma única peça, precisam ter um bom caimento e vestirem de forma a te deixar confortável. Fica mais fácil os outros te acharem linda se você, ao olhar-se no espelho, tiver a mesma sensação.



    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.