Visagista ensina a usar armações para transmitir determinação, conciliação, motivação ou perfeição

O artista plástico Philip Hallawell se dedicou a estudar por 40 anos a linguagem visual e, mais especificamente, como o cérebro humano percebe os sinais que o nosso rosto transmite. Ele criou um novo método de visagismo que vai muito além da ideia conhecida de “usar um óculos quadrado se você tem rosto redondo”.

Mirian Moura Leme, do Espaço Sagrada Beleza, estudou com ele e dá boas dicas de como escolher sua armação de acordo com a mensagem que você quer transmitir. “O visagismo da escola do Philip entende que existem quatro temperamentos – todos nós temos os quatro em maior ou menor proporção. Então, primeiro precisamos identificar qual é o predominante e depois decidir se queremos reforçar esta imagem ou transmitir outra”, explica. São eles:

1. Colérico forte: Ele gosta de desafios , é motivado pelo “fazer” e costuma ser um ótimo líder, pois tem a personalidade de mandar. É focado e determinado. Os óculos que reforçam este temperamento têm linhas retas .

2. Fleumático/sereno: Gosta de construir, é calmo , tem personalidade acolhedora. Tem prazer em ouvir e habilidades psicológica. Vai ser um bom gerente, pois é conciliador. Porém, é mais introvertido. Os óculos que são a cara deste temperamento têm forma arredondada .

3. Sanguíneo popular: É meio avoado, não tem foco, é motivado pela novidade , sua criatividade fica no campo das ideias. Profissionalmente vai ser um bom motivador, pois tem um humor suave, brincalhão. É extrovertido e este temperamento se reforça com armações de linhas inclinadas, diagonais .

4. Melancólico perfeito: É mais rígido e profundo. Analítico, é motivado pela perfeição e sua criatividade vai para o planejamento. É a personalidade que adora uma planilha, é controladora e introvertida. Sabe aqueles óculos quadradinhos ? Pois é.

Identificados os perfis, aí é que começa a graça: imagine que você tem o perfil colérico, mas está em um cargo criativo, em que precisa transmitir uma imagem mais flexível. Escolher as armações que reforçam seu temperamento não é uma boa ideia. Linhas arredondadas podem favorecê-la nesta situação. Em compensação, se for uma juíza com o mesmo temperamento, as linhas retas vão ajudá-la a transmitir a sobriedade e a distância necessárias ao cargo. “Outra dica bacana é para uma pessoa que não tenha tanto foco, ou seja sanguínea, é que ela pode usar modelos mais marcantes e retos”, diz Mirian.

A ideia, é claro, se estende aos óculos de sol e fica fácil perceber o motivfo: o Ray-Ban aviador, armação preferida dos galãs de cinema, pesa para baixo, é melancólico, tem um quê de misterioso. “John Lennon com seus óculos bem redondos passava uma ideia de mente aberta, enquanto Jackie O. mostrava sua personalidade irreverente com os modelos enormes de linhas inclinadas”, conclui a visagista.

LEIA AQUI TODAS AS NOTÍCIAS DE MODA

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.