"Ainda acham que roupa para grávida é sinônimo de roupa larga, mas é exatamente o contrário," diz estilista

Quando a silhueta começa a mudar na gestação é também a hora de substituir algumas peças do guarda-roupa por modelos adequados à nova forma. “Muitas mulheres ainda acham que roupa para grávida é sinônimo de roupa larga e de tamanho maior, quando, na verdade, é exatamente o contrário. Ou seja, ela tem mais é que ficar justa, mais confortável, marcando bem sua nova silhueta. A roupa tem que deixar claro que a mulher está grávida, linda e elegante, e não apenas mais gorda e largada”, diz a estilista Daniela Lobo.


Portanto, se você quiser parecer bem-vestida ou precisa caprichar no look de trabalho, nada de comprar vestido de modelagem convencional dois números maiores. Ok, você vai conseguir colocar a barriga lá dentro, mas a parte da frente vai subir e acabar com a elegância.

Como a gravidez é um período de muitos gastos por conta do quarto e do enxoval do bebê, não dá para desperdiçar dinheiro comprando roupas erradas. A pedido do iG, Daniela Lobo listou oito peças essenciais para a grávida circular bem-vestida em qualquer situação e compor com as peças que já tem no closet. São elas: 

- calça jeans
-  legging
-  calça preta
- calça de sarja caqui
- camiseta branca
- camiseta preta de malha
- camisa branca de tricoline
-  vestido preto dia-a-dia

“Com estas peças básicas e sempre abusando do uso dos acessórios, a grávida já consegue fazer várias produções”, sugere Daniela. Ela também conta qual é a peça para a grávida se sentir mais poderosa naqueles dias em que está inchada e pouco à vontade com as novas medidas. “Os vestidos são confortáveis. Toda mulher se sente bem usando e existem alguns modelos que são mais apropriados, por exemplo os modelos de vestido com decote em V para valorizar os seios, que sempre ficam bonitos na gestante. Ou ainda vestidos com o corte império, aquele logo abaixo do busto, pois ali é que vai ficar a nova cintura da grávida. A estilista Patricia Camilo, mãe de duas crianças e autora do blog Grávidas e Antenadas, concorda. “Acho que o vestido é uma peça confortável e fácil para se produzir com elegância. Combinado com acessórios, como um colar incrível e pulseiras, ou um blazer, ele é capaz de deixar a gestante uma diva em qualquer ocasião.”

Patrícia, que também atualiza sua conta no Instagram com muitas inspirações de looks estilosos de grávidas, sugere outros hábitos para se manter de bem com o espelho durante os nove meses. “A gravidez é um período em que a autoestima da mulher tem sobes e desces por uma série de mudanças hormonais. Como a grávida não pode tingir os cabelos com química, a opção é fazer um corte diferente. Comprar roupas novas e usar maquiagem também ajudam bastante. E se exercitar, para aquelas que estão liberadas", sugere ela. 

Veja na galeria acima as famosas usando as peças básicas para o guarda-roupa de gestante e inspire-se. 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.