Dicas do que usar em cada situação, como reunião com cliente e festa da empresa, e uma seleção de 30 peças para renovar o guarda-roupa

Entre as qualidades mais valorizadas no profissional moderno com certeza está a apresentação pessoal. Saber vestir-se adequadamente para diferentes ocasiões impostas pelo cargo e pela rotina do trabalho é fundamental para uma carreira de sucesso.

A roupa comunica a forma como nos mostramos ao mundo e por isso é importante escolher bem as peças que serão usadas no dia a dia. A roupa certa pode ajudar naquela importante reunião com um novo cliente, na apresentação de um projeto para a chefia ou até para conseguir a esperada promoção.

Segundo a consultora de moda Danielle Ferraz, do time de especialistas do quadro “Você Mais Poderosa”, do programa "Mais Você", da Globo, um erro que deve ser evitado é confundir o ambiente de empresa com o de lazer.

“O look de final de semana não serve para o ambiente coorporativo. Short, chinelo, decotes e peças extravagantes devem ser reservadas para momentos pessoais. Roupas sensuais também devem ser evitadas”, aponta. 

LEIA AQUI TODAS AS NOTÍCIAS DE MODA

Uma boa dica é investir em acessórios para montar um guarda-roupas poderoso que se adapte a várias situações. Para Eliane de Rezende Brechtbuhl, da E.Pia Consultoria de Estilo, os acessórios têm o poder de mudar o look instantaneamente sem gastar muito.

“Uma conjunto de calça e blusa não será o mesmo se você usar com uma echarpe colorida ( veja aqui como usar ) colorida e em outra situação com brincos e colares coloridos. Os acessórios mostram sua personalidade e deixam a roupa divertida”, ensina.

Está enganado quem pensa que é necessário gastar muito para ficar elegante. É possível comprar algumas peças essenciais que podem ser combinadas entre si e que funcionam em várias situações. Além disso, investir em bolsas e sapatos diferenciados dão um ar renovado ao visual.

“As calças de alfaiataria e os blazers são peças coringa, pois podem compor várias opções. Um blazer pode ser mais informal quando usado com uma calça jeans escura, por exemplo, ou mais formal com uma saia reta de alfaiataria”, diz Eliane.

Outra aposta certeira, segundo Danielle, é o vestido preto reto. Mas a peça não deve ser de malha, pois ela marca muito o corpo.

"Opte por tecidos mais estruturados. Uma camisa de alfaiataria branca é elegante e pode ser personalizada com acessórios variados. Vale a pena investir.”

Siga as dicas a seguir para compor o visual ideal em cada ocasião e inspire-se na galeria com 30 produtos para turbinar o guarda-roupa de trabalho. Sua carreira agradece. 

Emprego novo: Para causar uma boa impressão, evite exageros. Até conhecer melhor o ambiente, opte por uma calça de alfaiataria básica, camisa e um sapato de cor próxima da calça. Você pode mostrar um pouco da sua personalidade com uma bolsa de cor forte ou um brinco poderoso. Use estampas sempre com discrição, de preferência em detalhes. 

Reunião com a chefia: O foco deve ser os sapatos. Opte por escarpins ou calçados de salto mediano porque eles favorecem a postura. Além disso, evite cores berrantes como os tons fluorescentes, que são mais informais.

Reunião com um cliente novo: A regra do sapato também vale. E opte por um blazer, pois a peça passa credibilidade e profissionalismo. Se for trabalhar numa empresa mais moderna, escolha um modelo em couro ou com recortes e aplicações. Uma empresa mais formal pede uma peça de alfaiataria em tons discretos.

Almoço com o cliente ou chefes: Você pode optar por um macacão ( veja como usar ). Lembre-se apenas de escolher um modelo que não fique sensual demais. Um vestido na altura dos joelhos, de modelagem solta, também é uma boa alternativa. Vale usar estampas, desde que não sejam exageradas. Combine com acessórios discretos.

Evento coorporativo (lançamentos e feiras): O vestido na altura dos joelhos, em tons neutros como cinza, bege ou branco, fica perfeito. Outro bom look é saia lápis preta (para quem tem quadril estreito) ou reta (para quadril mais largo) com camisa branca. Como se trata de um evento, vale apostar em acessórios mais chamativos, como um colar de pedras, pulseiras e uma bolsa de mão com fecho dourado. Nos pés, vale um peep toe de salto ou sandália de tiras mais largas.

Evento social da empresa ou de cliente (festa noturna) : Se for a um evento black-tie, como uma premiação, vestidos longos são os mais apropriados. Mas pode optar por modelos na altura dos joelhos. Nessa situação, vale explorar tecidos com alguma textura e brilho, como tafetá. Evite modelos com muitos bordados, tomara-que-caia e de frente única. Acessórios com pedrarias e strass estão liberados, mas sem exageros. Afinal, você não está em um casamento.

Estágio : A regra aqui é seguir o estilo da empresa. Repare no que as outras pessoas estão usando e tente se adequar. Nada de usar camisetas de bandas, jeans surrado, blusas de moletom esportivas e tênis. Lembre-se que é um ambiente de trabalho. Você não vai querer ser a única pessoa usando jeans em um escritório de advocacia, certo? Rasteirinhas e chinelos devem ser evitados.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.