Saber traduzir os símbolos das etiquetas é importante para manter as peças bem cuidadas. Entenda as orientações dos fabricantes para lavar, secar e passar as roupas

Manter as peças de roupas impecáveis não é tarefa simples. É preciso entender o que significam os símbolos presentes nas etiquetas e seguir as recomendações dos fabricantes para que a lavagem, a secagem e a passadoria sejam adequadas, com os produtos certos, e as peças pareçam novas por mais tempo.

A indústria têxtil teve de adaptar as etiquetas com os novos símbolos adotados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Toda peça de roupa deve ter uma etiqueta com símbolos, que indicam os procedimentos e os produtos mais adequados para cuidar dela. Cada tecido pede um tipo de lavagem diferente – uns são mais delicados e precisam ser lavados à mão, outros podem ser levados à máquina. Quanto mais delicadas as roupas, menos tempo devem ficar na máquina.

É recomendado separar as roupas por cores na hora da lavagem. Assim, pretas devem ser lavadas com pretas; brancas, com brancas; e as coloridas, com outras coloridas. Lavar peças pelo avesso, para que não desbotem ou manchem, é outra dica. Água quente também pode descorar os tecidos com mais facilidade.

O Moda preparou uma tabelinha para você imprimir e deixar na área de serviço. Para baixá-la, basta clicar aqui .

Veja, na galeria abaixo, o que significam os símbolos nas etiquetas de roupas:


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.