No iG, o Dia Internacional da Mulher dura um mês inteiro! Afinal, um dia só é bem pouco!

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=delas%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1237496343231&_c_=MiGComponente_C

Você sabia que até o século 19 as mulheres não podiam freqüentar escolas?

E que a Nova Zelândia foi o primeiro país do mundo a garantir às mulheres o direito de voto, em 1893?

Sabia que no Brasil, as mulheres só puderam votar em 1932?
Que a primeira mulher a lutar por direitos iguais aos dos homens foi a escritora francesa Christine de Pisan, que viveu no século 16? Que a primeira feminista do Brasil foi Nísia Floresta?

Quem conhece alguma coisa sobre as sufragettes inglesas, que, lideradas por Emmeline Pankhurst, a rebelde Ms. Pankhurst, chacoalhavam a Inglaterra vitoriana e conservadora com passeatas e atos públicos, alguns até bastante violentos, com objetivo de garantir às mulheres inglesas o direito de votar?

Ou já ouviu falar de Francisca Senhorinha da Motta Diniz, professora mineira que fundou em 1870 o jornal O Sexo Feminino, para defender a educação das mulheres e que dizia: O pior inimigo da mulher não é o homem, é a ignorância.

Conhece a história de Felipa de Souza, a primeira mulher a assumir publicamente seus relacionamentos homossexuais e que foi açoitada na Bahia, em 1592?

Ou sabe que a primeira mulher brasileira a saber ler e escrever foi Madalena Caramuru, filha do náufrago Diogo Correia, que viveu por volta de 1510?

Toda mulher tem uma história. E para conhecer essas e outras muitas histórias, criamos esse especial Mês da Mulher. Aqui você vai descobrir histórias de mulheres incríveis e também vai compartilhar a sua própria história.

Guia das Curiosas
Além de ser um espaço para muita conversa e discussão, o Especial Mês da Mulher também traz um desafio: será que a gente sabe mesmo tudo de mulheres? Na esteira do lançamento do G uia das Curiosas , de Marcelo Duarte e Inês de Castro, vamos propor um teste para você fazer e descobrir a quantas andam seus conhecimentos sobre o universo das mulheres. E vamos trazer todos os dias uma curiosidade, uma informação, um dado histórico que, apostamos, você ainda não conhecia sobre as mulheres e seu universo...

O dia a dia das mulheres
Além disso, vamos explorar temas polêmicos que interessam a todas nós, gravidez e trabalho, aborto, sexualidade e velhice. Vamos tentar compreender como mulheres de idades diferentes lidam com os mesmos velhos problemas, como maternidade, relacionamentos, medos...

Como você equilibra o seu dia?
Não importa onde você vive, o cenário, a língua que você fala, as crenças que orientam a sua vida, o dia a dia de todas as mulheres é sempre muito parecido, envolve cuidado com os filhos, com a família, com o trabalho, com o parceiro, consigo mesma...o seu deve ser assim também!

E como a gente faz para dar conta disso tudo? Bom, preparamos um teste para ajudar você a descobrir isso também. E inspirar mudanças, porque buscar o equilíbrio entre tantos afazeres é fundamental!

Especial Mês da Mulher no iG
Aqui, neste endereço: http://delas.ig.com.br/mesdamulher , durante todo o mês de março, você vai encontrar imagens e vídeos de mulheres inspiradoras, idéias, histórias, provocações, debates, enquetes, dicas e informações sobre as mulheres e seu mundo.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.